Mês das Bruxas: Fábricas de Cultura sediam programação especial

Saraus, campeonatos, bailes e oficinas celebram o período do halloween em diversas unidades da capital paulista

seg, 09/10/2017 - 10h04 | Do Portal do Governo

A programação especial das Fábricas de Cultura promete deixar todo mundo aterrorizado durante o mês das bruxas. As unidades da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Organização Social Poiesis, promovem atividades como Semana Macabra, Sarau do Medo e Oficinas de Contos de Terror.

Um dos destaques está marcado para ocorrer no dia 28 de outubro: o 4° Baile de Terror, das 19h às 21h, na Fábrica de Cultura Capão Redondo. O tema da festa será “pesadelo”, que promete levar muitos sustos aos frequentadores. O baile é aberto para todos que queiram dançar e destacar o seu personagem interior.

Outro evento horripilante será o Sarauloween, em 27 de outubro, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Entre 14h e 17h, a equipe da biblioteca contará histórias de terror, acompanhadas de música e monstros. O microfone estará aberto. Então, qualquer um poderá participar como quiser.

As atividades especiais não para por aí. A Fábrica de Cultura Jaçanã apresenta a Semana Macabra, com campeonato de Monstrofobia – jogo de cartas com monstros e assombrações; Sarau do Medo – encontro com histórias de terror e lendas; Contação de história com lenda e folclore brasileiro e Oficina de Microcontos de Terror.

SERVIÇO

Mês das Bruxas nas Fábricas de Cultura
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Confira a programação completa das atividades:

Fábrica de Cultura Capão Redondo

4° Baile de Terror – Pesadelo
28/10, sábado, das 19h às 21h

Fábrica de Cultura Jaçanã

Semana Macabra
2º Campeonato de Monstrofobia, com Willians Matos e equipe da biblioteca
17/10, terça-feira, das 15h às 17h
Monstrofobia é um jogo de cartas desenvolvido pela biblioteca com monstros e assombrações presentes no folclore nacional, baseado nos livros “Dicionário do Folclore Brasileiro”, e “Geografia dos Mitos Brasileiros”, ambos de Luís da Câmara Cascudo. O jogo, além de ampliar o repertório de monstros nacionais dos jogadores, também desenvolve algumas habilidades matemáticas simples, relacionadas à adição e subtração.

Leitura “O Livro da Confusão do Brasil”, com Willians Matos e equipe da biblioteca
18/10, quarta-feira, das 10h às 12h
A partir da leitura do livro de Ilan Brenman, “O Livro da Confusão Brasil”, as crianças serão desafiadas a adivinhar o resultado da fusão das mais estranhas criaturas folclóricas, em uma divertida brincadeira. Durante a leitura, as crianças irão conhecer criaturas pouco difundidas no bestiário paulistano, como o Mapinguari, a Pisadeira, o Quibungo, entre outros.

2º Sarau do Medo, com Willians Matos e equipe da biblioteca
18/10, quarta-feira, das 15h às 17h
O Sarau do Medo é um grande encontro onde todos podem contar suas histórias de terror, lendas que já ouviu, acontecimentos sinistros que presenciou, contos que escreveu, dar sustos, enfim, é uma grande ode ao medo! As falas serão entrecortadas por apresentações musicais – sambas baseados nos cordéis de Moreira de Acopiara, no livro ‘Medo? Eu, hein?’.

Oficina de Microcontos de Terror, com Willians Matos e equipe da biblioteca
19/10, quinta-feira, das 15h às 17h
A partir de uma exposição sobre o que caracteriza, em termos de narrativa, um conto e um microconto, e sobre as modalidades narrativas atuais de compartilhamento de histórias de terror, como fics, creepypastas e fakenews, será proposta uma oficina que irão compor pequenos zines individuais.

Sarau das Bruxas
28/10, sábado, das 17h às 19h
Noite cheia de mistérios, contos, músicas e poesias de arrepiar! O evento contará também com a contribuição especial do cantor mirim Yago Iha, participante do programa “The Voice Kids”.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Sarauloween
27/10, sexta-feira, das 14h às 17h
Histórias de terror, contos horripilantes, monstros à solta e muita música. Venha participar desta edição especial do Sarau em homenagem ao Halloween.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Festa Remonta o Baile – Halloween
28/10, sábado, das 16h às 20h
Celebre, dance, cante, divirta-se, encontre e conheça pessoas na festa a fantasia “Remonta o baile”. Todo mês com um tema diferente, o evento realizado por ex-aprendizes, traz em outubro, a temática Dia das Bruxas.

Endereços:

Fábrica de Cultura do Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, sem número
Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508
Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Telefone: (11) 5510-5530