Memorial da América Latina terá exposição de artes plásticas sensorial

‘Ver e viver’ vai provocar visitantes a estimular outros sentidos além da visão; monitores com deficiência visual vão guiar mostra

sex, 14/06/2019 - 13h29 | Do Portal do Governo

A exposição de artes plásticas “Ver e viver” entra em cartaz nesta sexta-feira (14) no Memorial da América Latina, na capital paulista. Este projeto sensorial inclusivo levará seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. A exposição ficará até 14 de julho e pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h às 22h, no Espaço Multiuso.

A proposta da exposição é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes receberão uma venda descartável, e terão contato com obras que aguçam todos os sentidos. A exposição provoca uma reflexão sobre as dificuldades da deficiência visual e exerce a empatia, tudo por meio do toque, o que nem sempre é autorizado em galerias de arte.

“Ver e viver” oferece um ambiente inclusivo, que pode ser apreendido por pessoas com e sem deficiência. A exposição permite que todos enxerguem as esculturas com as mãos, sintam seu cheiro e ouçam a explicação textual das obras. Haverá também a presença de monitores deficientes visuais, capacitados para receber e guiar os visitantes.

No dia de encerramento da exposição, haverá um debate com o tema “Maneiras e possibilidades de inserir a arte na vida de quem possui deficiência”.