Memorial da AL sedia evento sobre Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa privada patrocina a exposição e apresenta ao público obras baseadas nos 17 objetivos estabelecidos pela ONU até 2030

dom, 19/05/2019 - 16h28 | Do Portal do Governo

Entre os dias 22 de maio e 21 de junho, o Memorial da América Latina – núcleo de cultura, política e lazer que está completando 30 anos em 2019 – recebe a exposição “17 ODS para um Mundo Melhor”.

Com entrada gratuita, a exposição tem o objetivo de gerar interesse, reflexão e entusiasmo na população em prol de um mundo mais sustentável em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

A exposição traz 17 Globos Terrestres, com 1,80 metro de altura, utilizados como tela tridimensional em que o público poderá interagir com a arte, além de refletir sobre questões sociais, ambientais e econômicas.

Artistas renomados das mais diversas vertentes como Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, MARAMGONÍ, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN estão entre os que assinam as criações.

Em 2015, líderes mundiais dos Estados-membros da ONU reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global, além de ser requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável e, a partir daí lançaram um plano de ação: a Agenda 2030, que contém um conjunto de 17 objetivos, entre eles, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Vida na Água e Igualdade de Gênero.

Catherine Duvignau, diretora da Toptrends e organizadora da mostra, acredita que “através de uma exposição artística vamos levar a população a conhecer melhor os 17 ODS, essas metas tão importantes estipuladas pela ONU”.

A Agenda 2030 compreende que a cultura possui um papel fundamental para promover essas mudanças sociais para construção de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. A Novelis, de laminados e reciclagem de alumínio, patrocina o projeto e avalia os 17 objetivos como imprescindíveis, reforçando a necessidade de trazer cada vez mais pessoas para debater o tema.

“Acreditamos que tratar temas tão importantes por meio da arte é uma forma de disseminar a mensagem de maneira lúdica. A sustentabilidade sempre fez parte do DNA da Novelis e nossa atuação contribui com objetivos como a conservação ambiental, gestão sustentável, alcance da igualdade de gênero, empoderamento de mulheres e promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável. Ao promover projetos como esse, amplificamos nosso propósito de criarmos juntos um mundo mais sustentável”, afirma Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis.

Obras:

ODS 1 – Erradicação da Pobreza
Artistas: Coma Cost

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
Artista: Alexandre Truff

ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
Artista: Fabiano Al Makul

ODS 4 – Educação de Qualidade
Artista: Pomb

ODS 5 – Igualdade de Gênero
Artistas: Priscila Barbosa

ODS 6 – Água Potável e Saneamento
Artistas: Giovanna Nucci

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
Artista: Cris Campana

ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Artista: Beatriz de Carvalho

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Artista: Nando Zenari

ODS 10 – Redução das Desigualdades
Artista: Gabriele Rosa de Novaes

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Artista: MARAMGONÍ

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Artista: Mundano

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Artista: Fernanda Eva

ODS 14 – Vida na Água
Artista: Binho Ribeiro

ODS 15 – Vida Terrestre
Artista: Clara Leff

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Artista: Paola Lopes e Glauco Diogenes (GDS)

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação
Artista: SHN