Memorial da América Latina recebe 5º “Soy Latino”

Festival terá diversas atrações de música, gastronomia e cultura latino-americana no próximo dia 17 de junho, sábado, na capital

qui, 15/06/2017 - 16h02 | Do Portal do Governo

O 5º festival “Soy Latino” acontece no próximo sábado (17), na Praça Cívica do Memorial da América Latina, na capital paulista. Das 12h às 21h, o evento apresenta costumes da cultura latino-americana com atrações da comunidade latina atuante em São Paulo, de países como Cuba, Peru, Colômbia, Chile, Bolívia, México, Paraguai.

Com entrada gratuita, a programação inclui os tradicionais Mariachis, grupos folclóricos, bandas, DJs, entre outras apresentações tradicionais. Serão oferecidos também iguarias representativa s à gastronomia do continente e já estão confirmados pratos chilenos, peruanos, bolivianos, argentinos e mexicanos.

O evento é idealizado por Ives Berger, diretor do Portal El Guia Latino, tem parceria com a ONG PAL (Presença de América Latina) e co-realização da Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo e do GRULAC, Grupo de Países da América Latina e Caribe.

Apresentações
Uma das principais atrações do festival é a banda Timba Havana, composta por músicos cubanos e brasileiros. Interpretando canções autorais, o grupo traz como proposta a Timba, gênero musical cubano que é considerado “a evolução da Salsa” e que vem conquistando o mundo desde a década de 90.

A banda paulistana Quimbará também promete agitar a festa. O repertório contempla tanto cumbias colombianas e salsas porto-riquenhas como ritmos mais tradicionais, trazendo um olhar peculiar sobre a música caribenha.

Além do grupo peruano Qhantati Ururu e da banda caribenha Tríptico, o professor cubano Andres Martinez dará uma aula de dança para fazer o público “bailar mucho” durante a festa.

No intervalo das apresentações, a pluralidade da música latina também recebe destaque na discotecagem dos DJs Gabriela Ubaldo (Macumbia/Brasil), Arturo (Cumbia/Cancun) Bruno Gadelha (Congresso Mundial da Salsa/Brasil) e Montoya (salsa, reggaeton, merengue/Colômbia).