MCB promove cultura de boteco gratuita na Virada Cultural

Programação reunirá 12 botecos clássicos de São Paulo em festival gastronômico com espaços temáticos e experiências exclusivas

qui, 16/05/2019 - 18h46 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, e o Urban Taste, plataforma de cultura de rua do UOL, empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, apresentam o festival gastronômico Urban Taste Cultura de Boteco, nos dias 18 e 19 de maio, das 12h às 22h e das 12h às 20h, respectivamente.

Com entrada gratuita, o evento faz parte da programação oficial da Virada Cultural 2019 no MCB e espera receber mais de 5 mil pessoas durante o fim de semana, com a proposta de conectar o público com botecos autênticos de São Paulo, mostrando sua importância para a Gastronomia, a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa.

Formado por 12 botecos clássicos da cidade, que ocuparão diversos espaços temáticos, o festival contará com a Vila dos Botecos, estandes de alimentação; o Beer Garden, espaço 100% dedicado à cerveja; o Gin & Cocktail Bar; o Wine Lounge; a Estação das Cachaças; e, ainda, o Armazém dos Botecos, que trará uma feira com venda de bebidas e produtos artesanais diversos, como queijos, geleias, tartes, cervejas, cachaças, doces e salgados. O evento também trará palestras e workshops com profissionais especializados em gastronomia e bebidas.

O Urban Taste Cultura de Boteco é organizado pelo jornalista Miguel Icassatti, idealizador e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, e especialista na cobertura de gastronomia e bares. Miguel escreve para o blog Boteclando do UOL e tem experiência como crítico de bares em diversos veículos, como Veja São Paulo e Playboy.

“Apresentar o festival Urban Taste Cultura de Boteco, um evento gratuito que reúne os melhores botecos de São Paulo, junto à programação da Virada Cultural do MCB, agrega ainda mais para a plataforma e reforça a presença do UOL como uma empresa que está sempre se reinventando e investindo na produção do melhor conteúdo em todos os segmentos”, comenta Raphael Farias, Diretor de Marketing do UOL.

“O MCB é único museu do país voltado à cultura material da casa brasileira, ao design e à arquitetura. Realizamos eventos que estimulam a economia criativa e valorizam o pequeno produtor ou artesão, promovendo seu contato direto com o consumidor final, a fim de garantir a sustentabilidade desta cadeia”, acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu.

Botecos confirmados:

– Academia da Gula; Bar do Luiz Fernandes; Boteco do Carmo; Cantina Piovanelli; Cariri; Carlinhos; Chef Carlos Bertolazzi; Linguiçaria Real Bragança; e Rota do Acarajé.

Palestras/workshops confirmados:

– Miguel Icassatti, jornalista e titular da coluna Cultura de Boteco na rádio BandNews FM, criador do blog Boteclando hospedado no portal UOL | Contará a história dos botecos paulistanos e sua importância para a gastronomia, a economia criativa e o turismo de São Paulo.

– Zeide Faraud, produtor da Christophe & Zeide Queijos Artesanais | Instalado em Natividade da Serra (SP), falará da elaboração de queijos artesanais ao estilo francês e possibilidades de harmonização gastronômica.

Expositores artesanais confirmados:

– Belle Tarte; Bratatouille; Christophe e Zeide; e Douceurdoceu.