Mata dos Macacos torna-se reserva particular do patrimônio natural

O título de Unidade de Conservação garante a preservação da biodiversidade; não haverá alteração nos direitos de uso do local

qui, 02/02/2017 - 17h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação / SMA
Mata dos Macacos passa a ser Reserva Particular do Patrimônio Natural

A Mata dos Macacos, situada na cidade de Conchal, tornou-se uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Isso significa que, a partir de agora, a vegetação é uma unidade de conservação de domínio privado, o que garante a preservação da biodiversidade sem que haja desapropriação ou alteração dos direitos de uso da propriedade.

A  autorização foi concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) em 31 de janeiro e se justifica porque trará mais proteção legal e usos voltados à pesquisa e educação ambiental.

A Mata dos Macacos pertence ao bioma Mata Atlântica, sendo classificada como Vegetação Secundária de Floresta Estacional Semidecidual. O espaço está em estágio avançado de regeneração e bom estado de conservação.

Por estar localizada em região com baixa presença de remanescentes de vegetação nativa, ela propicia ambientes naturais para a proteção da fauna e flora e promove a conectividade da paisagem.

O Mata dos Macacos tem área de 92 hectares, é protegida pelos funcionários da empresa, brigada de incêndio, equipes operacionais e vigilância patrimonial, além de contar com torres de vigilância instaladas na propriedade.