Margens do Rio Pinheiros ganham 1.800 mudas de palmeiras com apoio da Sabesp

Ação foi realizada ao longo de 23 quilômetros na Ciclovia Franco Montoro e no Parque Linear Bruno Covas

qua, 26/04/2023 - 8h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp
Iniciativa tem o objetivo de preservar e melhorar, ainda mais, o entorno do rio

Como parte das ações de revitalização, o Rio Pinheiros ganhou em suas margens 1.800 mudas da espécie palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana). A ação, idealizada pela Farah Service com o apoio da Sabesp, foi realizada ao longo de 23 km nas margens do rio, na Ciclovia Franco Montoro e no Parque Linear Bruno Covas.

A iniciativa tem o objetivo de preservar e melhorar, ainda mais, o entorno do rio – a bacia do Pinheiros já recebeu da Companhia R$ 1,7 bilhão em obras de saneamento dentro do programa Novo Rio Pinheiros.

“A Sabesp atuou e segue atuando em várias frentes para a recuperação do Rio Pinheiros com objetivo de integrá-lo à cidade e ao dia a dia dos seus moradores. Além dos trabalhos específicos de expansão de redes de coleta e tratamento de esgoto, a Companhia investe na revitalização das suas margens com a recuperação do solo e o resgate da biodiversidade local, entregando para a cidade uma área de lazer cada vez mais revitalizada e agradável”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.

Palmeira jerivá

A palmeira jerivá é uma espécie nativa de diversos biomas brasileiros, que pode chegar a 20 metros de altura. A espécie foi escolhida por ser uma palmeira de muito valor ecológico e ornamental, proporcionando ao ambiente uma beleza natural, além de ser muito utilizada em projetos paisagísticos de revitalização de áreas urbanas.

Novo Rio Pinheiros

O programa conectou 650 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto (22% acima da meta original de 533 mil domicílios). Isso significa que 1,9 milhão de pessoas passaram a contar com serviços de saneamento básico, o equivalente a toda população da cidade de Curitiba.

O Novo Rio Pinheiros é um programa do Governo do Estado de São Paulo sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que visa a despoluição do rio e sua integração ao cotidiano da cidade.