Marabá Paulista recebe projeto-piloto de moradia rural

Projeto foi criado pela Secretaria da Habitação e ITESP; protocolo de intenções foi assinado para viabilizar mais de 300 moradias

ter, 02/10/2018 - 17h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação – através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) – e a Fundação Instituto de Terras do Estado (ITESP) entregaram nesta terça-feira (2) um projeto-piloto de moradia rural em Marabá Paulista.

Na ocasião, também foi apresentado um protocolo de intenções para implementar o projeto, assinado pelo secretário de Estado da Habitação, Paulo Matheus, pela ITESP e CDHU, com o objetivo de atender 312 famílias que moram em áreas rurais.

São 277 famílias do assentamento Governador André Franco Montoro e Dom Paulo Evaristo Arns, em Marabá Paulista e; mais 35 da área Irmã Dorothy Stang, em Mirante do Paranapanema.

A unidade habitacional tem 55,66 m² de área construída, dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A moradia foi construída com estrutura Wood Frame (placas de madeira pré-moldadas). Conta também com janelas em vidros temperado, cobertura com estruturas de madeira, piso cerâmico, portas internas e externas tipo pranchetas. O custo da unidade foi de cerca de R$ 30 mil, recurso aportado pela CDHU.

O casal Antonio Pinto e Neide Charlois, contemplado com a unidade, destacou a importância da iniciativa. “Moramos aqui há um ano e o sofrimento é muito grande. A Neide tem problemas de saúde, dificuldades para andar, nós nem temos banheiro. É uma situação difícil. Aqui a gente vive de favor. Hoje Deus e as autoridades nos abençoaram com essa casa e nós estamos muito gratos. Vida digna”, disse Pinto.

As famílias serão indicadas pelo ITESP (proprietária das áreas) e não pagarão nada pelas unidades. Elas irão usufruir o imóvel enquanto morarem no assentamento rural. Os recursos serão repassados a partir de um convênio da Secretaria da Habitação para a CDHU.

Trabalho desde 2015

Na região administrativa Presidente Prudente, foram 2.569 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues. Outras 1.176 estão em obras. Essas unidades representam R$ 370,8 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.