Manuais do IPT instruem como captar e armazenar água da chuva

Cartilhas também abordam técnicas simples para garantir a utilização doméstica, além do descarte adequado do material

qua, 22/11/2017 - 11h34 | Do Portal do Governo

Para orientar os cidadãos sobre o aproveitamento da água da chuva, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) elaborou um manual que esclarece sobre boas práticas de captação, armazenamento e utilização doméstica. O IPT também elaborou uma cartilha com instruções a respeito do manejo emergencial da água usada no banho e na lavagem de roupas (conhecida como “água cinza”).

O material é útil principalmente no verão, período do ano caracterizado pelo aumento das precipitações. Por isso, os conteúdos abordam os cuidados ao usar a água da chuva, como realizar a coleta e o descarte, bem como os principais critérios para armazenar água cinza, entre outros tópicos.

Técnicas

As cartilhas são direcionadas a situações emergenciais e disseminam técnicas relativamente simples. As orientações respeitam os requisitos que garantem o funcionamento do sistema e, principalmente, asseguram a qualidade da água coletada.

Uma das áreas de atuação do IPT, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, é o aproveitamento da água em edificações. Com destaque para a reutilização, o instituto promove estudos no ramo desde o ano 2000.

As orientações contidas nos manuais são baseadas no conhecimento acumulado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas e em referências técnicas. Com cerca de 40 laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, o IPT atua em diversos segmentos, como recursos hídricos, saneamento, meio ambiente, energia, transportes, petróleo, gás, construção civil, materiais, saúde e segurança.