Mais de 44 mil reeducandos são vacinados contra a gripe

Campanha Nacional de Vacinação também contemplou servidores das unidades prisionais da região noroeste de São Paulo

qui, 27/06/2019 - 11h34 | Do Portal do Governo

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (H1N1), os presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) imunizaram 44.590 reeducandos. O número representa 83% da população prisional, 6% a mais no comparativo com o ano passado.

A população prisional entrou para o grupo de prioritários pelo Ministério da Saúde para vacinação em 2012, uma vez que os detentos vivem em locais fechados e aglomerados. Essa situação propicia a transmissão do vírus Influenza pelo contato próximo – falar, tossir ou espirrar. O contágio também ocorre pelas mãos e objetos contaminados.

“Eles constam como grupo preferencial por estarem em confinamento e em ambiente de aglomeração. Por isso, a vacinação tem como objetivo a prevenção de várias complicações respiratórias ocasionadas pelo vírus Influenza e, também, da morte”, explica a diretora do Centro Regional de Saúde da CRN, Aparecida Kalinsqui.

Anualmente, a Secretaria de Administração Penitenciária, por meio das Coordenadorias de Saúde do Sistema Penitenciário e da Região Noroeste, promove a campanha de vacinação contra a gripe na população carcerária e servidores.