Mais de 31 mil RGs são emitidos pelo sistema prisional da RMSP

Parceria da Secretaria de Administração Penitenciária com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt permite emissão grátis

ter, 02/04/2019 - 19h21 | Do Portal do Governo

Para simplificar e promover ações de ressocialização dentro dos presídios paulistas, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) está utilizando os serviços do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunte (IIRGD) para a emissão de Carteiras de Identidade.

Cerca de 56 Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) foram capacitados para atuarem junto aos reeducandos de 24 unidades prisionais da coordenadoria. Com isso, os sentenciados passaram a ter acesso à emissão de RGs, mesmo cumprindo pena no sistema de regime fechado.

O projeto teve início em 2014 e foi desenvolvido pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.

O processo abriu as portas dos estabelecimentos penais paulistas para a atuação de profissionais e instituições da sociedade que têm em comum o foco em ações que ajudam na ressocialização dos presos.

O balanço geral de RGs emitidos, de 2014 a 2018, é de 31.922 documentos emitidos no sistema prisional da cidade de São Paulo e região Metropolitana.