Maior evento esportivo de mulheres no país, Corrida da Mulher SP será neste domingo

Megaevento em celebração ao Dia Internacional da Mulher é realizado no Ibirapuera e reúne esporte, saúde, inclusão social e shows

sex, 06/03/2020 - 13h38 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • Corrida vai reunir 15 mil inscritas nas provas de 5 km e 10 km na região do Obelisco do Ibirapuera
  • Participantes da corrida e o público também terão à disposição quatro carretas do Programa Mulheres de Peito
  • A partir das 12h, o evento será palco de diversos shows gratuitos, todos em parceria com a Orquestra Jazz Sinfônica Brasil

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (6) todas as atrações, eventos e ações que serão realizados durante a Corrida da Mulher SP. O megaevento que reúne esporte, saúde, inclusão social, shows e muitos serviços ocorre às 7h neste domingo (8), no Parque do Ibirapuera, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

A corrida vai reunir 15 mil inscritas nas provas de 5 km e 10 km na região do Obelisco do Ibirapuera – a maior prova feminina de atletismo do país. O cronograma completo e mais informações estão disponíveis no site www.corridadamulhersp.com.br.

Coletiva de Imprensa

“Esta é a maior corrida já organizada no Brasil e a expectativa é receber no local o dobro de mulheres. A corrida começa às 7h e contará com uma prova específica para mulheres com deficiência. Também teremos quatro carretas do Programa Mulheres de Peito; um espaço saúde com vacinação contra sarampo e febre amarela; uma delegacia da mulher; atendimento do Procon e outras ações de programas sociais do Governo do Estado”, disse Doria.

A Corrida da Mulher SP é organizada pela Secretaria de Esportes em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social; Cultura e Economia Criativa; Comunicação; Saúde; Turismo; Justiça e Cidadania; Segurança Pública; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado), Defensoria Pública, Casa Militar e Sabesp – a empresa de saneamento também é patrocinadora do evento.

A partir das 12h, o evento será palco de diversos shows gratuitos, todos em parceria com a Orquestra Jazz Sinfônica Brasil.

A cantora Fafá de Belém abre a programação cultural, seguida da dupla Anavitória. Na sequência, sobem ao palco as intérpretes Bebé Salvego, Luiza Possi, Leila Pinheiro, Roberta Sá, Elba Ramalho e Paula Lima. O encerramento da programação cultural acontece com um grande show de Claudia Leitte, previsto para as 17h.

As inscritas para as provas receberão um kit com número de identificação e camiseta. Os kits começaram a ser entregues na quinta-feira (5). “Somente ontem, no primeiro dia de entrega dos kits, cerca de 3.800 kits foram entregues, tamanho sucesso do evento”, afirmou o Secretário de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira.

Ações de Saúde

As participantes da corrida e o público também terão à disposição quatro carretas do Programa Mulheres de Peito e quatro tendas Espaço Saúde. Serão oferecidos exames gratuitos de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedido médico para mulheres que apresentarem o cartão SUS. Desde quinta (5), o ginásio do Ibirapuera já conta com duas carretas.

No Espaço Saúde, haverá campanhas contra sarampo e febre amarela – é importante levar caderneta de vacinação. O público também poderá fazer medição de níveis de tabaco no organismo e testes rápidos de sífilis e HIV. No local, profissionais de saúde darão informações sobre o coronavírus, arboviroses – dengue, zika, chikungunya e febre amarela – e saúde da mulher.

Ações sociais

A Secretaria de Desenvolvimento Social apresentará serviços de proteção social e informações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Os programas estaduais Bom Prato, Viva Leite, Recomeço e Espaço Brincar também terão painéis específicos.

O Fundo Social de São Paulo, por meio da Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar, oferecerá pintura gratuita de unhas. O programa Solidariedade em Fios, com apoio da Prodesp, vai coletar cabelo para doação. O Fundo também vai arrecadar produtos de higiene e fraldas para as vítimas das chuvas extremas na Baixada Santista.

A Defesa Civil também receberá doações para os desabrigados no litoral sul e ainda vai distribuir kits de higiene feminina – o material foi adquirido com a taxa de inscrição de R$ 30 paga por todas as participantes da corrida.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá exposição dos programas Moda Inclusiva e Mulheres com Deficiência. Uma intérprete de libras vai traduzir os discursos das autoridades e uma palestra da jornalista e sexóloga Laura Müller para o público com deficiência auditiva.

A Secretaria de Turismo vai oferecer produtos gastronômicos e viagens a pontos turísticos do estado às vencedoras da corrida. A pasta montará um estúdio fotográfico com cenários paulistas para impulsionar a divulgação de destinos turísticos de todas as regiões de São Paulo.

Ações em Segurança e outros serviços

Além de reforço no efetivo da Polícia Militar para a segurança e organização do evento, a Secretaria de Segurança Pública terá um posto móvel da Delegacia de Defesa da Mulher no Ibirapuera.

A Sabesp vai oferecer água potável a todas as participantes da corrida. Profissionais da empresa também vão explicar ao público o funcionamento do programa de despoluição do rio Pinheiros.

Profissionais da Secretaria da Justiça, Procon e Defensoria Pública do Estado vão oferecer atendimento jurídico gratuito ao público de baixa renda. Uma parceria com a Uninove e o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) promove serviços de hidratação facial, massagem e avaliação postural, nutricionista com medição de peso e altura, além de emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.