Mães solidárias: Estado conta com mais de 50 bancos de leite

Além do benefício aos bebês, doação evita o empedramento das mamas e ajuda na recuperação física das mulheres

qui, 11/05/2017 - 11h36 | Do Portal do Governo

Na semana de preparação para o Dia das Mães, a amamentação ganha destaque e doar leite pode se transformar em uma atitude solidária. Participar dessa iniciativa é mais simples do que se imagina, pois o Estado de São Paulo conta com mais de 50 instituições que armazenam o alimento.

O principal critério para ser doadora é estar amamentando, saudável, produzindo um volume excedente e não usar nenhum medicamento que impeça o ato. O procedimento é simples: basta comparecer a um dos bancos e receber as orientações. Para conferir a lista completa de bancos de leite em território paulista, clique aqui.

Em geral, as organizações oferecem serviços de busca em domicílio e costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para garantir a qualidade do processo. As interessadas em doar o alimento devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses.

Benefícios
Toda mulher que alimenta os filhos exclusivamente com leite e apresenta sobra pode realizar o gesto. O produto permite que os prematuros se desenvolvam e ganhem resistência às doenças. O líquido é considerado fundamental por ter a qualidade e a concentração adequadas de nutrientes para os recém-nascidos.

Vale destacar que a atitude solidária evita o empedramento das mamas, além de ajudar na recuperação da forma física. Normalmente, as mães dos bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, uma vez que as crianças não têm condições de fazer a sucção. Os fatores emocionais podem influenciar nesse quadro.