Loja SP Serviços ultrapassa 13 milhões de downloads

Ferramenta da Prodesp teve aumento de 3,8% no número de downloads em maio; apps mais baixados são os do Detran.SP e da NF Paulista

sex, 08/06/2018 - 20h29 | Do Portal do Governo

Uma das ferramentas mais usadas pelos cidadãos que buscam os serviços oferecidos pelo governo do Estado de Paulo, a loja de aplicativos SP Serviços, criada em 2014, ultrapassou os 13 milhões de downloads, segundo estatísticas do fechamento de maio, que teve cerca de 500 mil downloads no mês.

O número representa um aumento de 3,8% nos downloads de apps em relação ao mês anterior. Os aplicativos mais baixados atualmente são os do Detran.SP, com 4,1 milhões de instalações, o Simulado Detran.SP, com 3,1 milhões, e o Nota Fiscal Paulista com 1,2 milhão.

O SP Serviços especificamente, que já incorpora os três apps do Poupatempo (Agendamento, Guia de Serviços e Achados e Perdidos), também se destaca com aproximadamente 2,2 milhões de downloads.

Atualmente, a loja conta com 43 apps gratuitos de diferentes órgãos do governo paulista. Com eles, é possível realizar diversos serviços pelo celular, como consultar ou resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista, estudar para a prova da 1ª CNH, agendar a atualização do RG no Poupatempo, denunciar crimes contra o meio ambiente, conhecer os parques paulistas, saber os endereços das estações de trem, delegacias, entre muitos outros.

O app mais recente do hub é o Metrô Conecta, que possibilita ao cidadão informar qualquer tipo de ocorrência nas estações ou trens, de natureza operacional ou de segurança, principalmente aquelas que dependem de atuação imediata, permitindo até mesmo a abertura de chat on-line e envio de fotos.

O SP Serviços também funciona como um canal de comunicação, permitindo que o governo envie mensagens push de utilidade pública e até mesmo informações personalizadas para usuários autenticados com login e senha.

Desenvolvido pela Prodesp, o SP Serviços integra o Poupatempo 2ª Geração, conjunto de iniciativas que tem como um de seus principais objetivos a ampliação da oferta de serviços públicos eletrônicos ao cidadão.

Outras novidades

A Prodesp também desenvolveu duas novas funcionalidades para o app Detran.SP, como a possibilidade de fazer a indicação do condutor pelo celular e a validação da Certidão de Prontuário da CNH.

Com isso, todas as Certidões de Prontuário emitidas pelo portal do Detran.SP ou presencialmente passaram a contar, além do código numérico tradicional, com um QR Code que pode ser validado pelo aplicativo.

Já no caso da Indicação de Condutor Infrator, a solicitação de transferência da pontuação da CNH das multas emitidas pelo Detran.SP agora pode ser feita pelo celular, por meio de uma “selfie” e uma assinatura no próprio smartphone.

SP Serviços

Disponível na App Store e no Google Play, o SP Serviços reúne, além do Detran.SP, outros 42 apps gratuitos do governo do Estado de São Paulo, incluindo os do Diário Oficial, Poupatempo, Metrô, Cetesb, Nota Fiscal Paulista e Procon.SP.

Para mais informações sobre o SP Serviços, acesse www.spservicos.sp.gov.br.