Livro sobre grandes edificações de SP chega à terceira edição

Lançamento será realizado no Museu da Casa Brasileira; obra apresenta seleção de cerca de 40 construções da capital

qui, 14/12/2017 - 11h33 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira promove, no próximo sábado (16), o lançamento do livro “Prédios de São Paulo – Volume 3”. Com a obra, o designer italiano Matteo Gavazzi, que vive na capital paulista desde 2010, encerra um ciclo de homenagens à cidade da garoa. O evento é gratuito e começa às 14h.

O projeto online teve início em 2014 e virou uma publicação no ano seguinte. A segunda edição foi lançada em 2016. O terceiro livro apresenta uma seleção com cerca de 40 grandes construções menos conhecidas, que guardam características e histórias singulares.

A iniciativa cataloga imagens e informações históricas de edifícios do município de São Paulo. Já foram publicados, na página do Facebook e em dois volumes da série “Prédios de São Paulo”, os relatos sobre aproximadamente 300 edificações, um verdadeiro documento histórico e colaborativo sobre a memória e patrimônio da capital paulista.

As ações em São Paulo já inspiraram outras iniciativas pelo Brasil, como o “Prédios de Curitiba”, “Prédios de Salvador” e o livro “Casa e Chão”, de Belo Horizonte. “Acho importante que esse plano inspire as pessoas a tirar do papel as próprias ideias e fazer acontecer os empreendimentos culturais. Acredito que o país está cheio de bons e importantes projetos que merecem ser viabilizados”, ressalta o designer Matteo Gavazzi.