Linhas 7-Rubi e 9-Esmeralda terão redução no intervalo entre trens no fim de semana

Nas demais linhas, período será de no máximo 35 minutos de sábado à noite até o final da operação neste domingo (27)

sex, 25/10/2019 - 18h13 | Do Portal do Governo

Duas das sete linhas da CPTM (7-Rubi e 9-Esmeralda) terão redução nos intervalos médios entre os trens neste sábado (26) e domingo (27). Nas demais linhas será mantido o intervalo médio de 35 minutos entre o final da noite de sábado e durante toda a operação comercial de domingo. A medida é necessária para a execução das obras de melhorias e manutenção na via, nos sistemas de energia e nas próprias estações da Companhia.

Na Linha 7-Rubi os intervalos médios no domingo serão de 10 minutos entre Luz e Jaraguá e entre Perus e Francisco Morato. Já o trecho entre Jaraguá e Perus, que inclui a estação Vila Aurora, não haverá circulação de trens neste dia por conta de obras de manutenção emergencial na passarela dos Humildes, que liga a Estrada Cleonice Kammer di Sandro à Rua Índia e passa sobre as vias da Linha 7-Rubi, entre as estações Vila Aurora e Perus. O atendimento neste trecho será feito com ônibus gratuitos, da operação Paese.

A Linha 9-Esmeralda também contará com ônibus do Paese entre as estações Santo Amaro e Berrini, por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. Nos demais trechos – entre Osasco e Berrini e Santo Amaro e Grajaú – o intervalo médio será de 12 minutos entre os trens.

A concentração das intervenções entre a noite de sábado e o domingo ocorre por conta da baixa demanda de passageiros neste período. Para se ter ideia, em comparação aos dias úteis, quando são transportados cerca de 3 milhões de pessoas, aos sábados o volume de passageiros é 58% menor e no domingo reduz até 70% deste total.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, os passageiros podem ligar para a Central de Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas pelo app CPTM Oficial ou site www.cptm.sp.gov.br.