Linha 6: governador visita obras que vão reduzir viagem da ZN ao centro da capital

Tatuzão chegou nesta quarta (31) à futura estação Sesc-Pompeia, da Linha 6-Laranja do metrô; 630 mil pessoas serão beneficiadas por dia

qua, 31/05/2023 - 14h45 | Do Portal do Governo

Chegada da Tuneladora na Estação Sesc/Pompeia

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta quarta-feira (31) de uma inspeção técnica na escavação dos túneis por onde passarão os trens da Linha 6-Laranja de metrô. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) que beneficiará cerca de 630 mil pessoas por dia quando for concluída. Nesta manhã a tuneladora, conhecida como “tatuzão”, chegou na futura estação Sesc-Pompeia.

“Antigamente a escavação era muito mais manual, hoje é tudo muito sistematizado e automático. É uma produção industrial, o ‘tatuzão’ é uma indústria com mais de cem metros de extensão e muita tecnologia embarcada, é impressionante vê-lo funcionando. É uma obra que está andando bem, são 15 quilômetros de obras e, em 2026, vamos ter parte da Linha-6 Laranja funcionando e transportando pessoas”, declarou o governador após acompanhar a chegada da tuneladora – conhecida como “tatuzão” – na estação Sesc-Pompeia.

Quando pronta, é estimado que 630 mil pessoas utilizem a linha de transporte público sobre trilhos diariamente. Todo o trajeto deverá ter duração de 23 minutos – feito por ônibus, o percurso dura 1h30, em média.

A inspeção também foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, o secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper (Parceria e Investimentos), o prefeito Ricardo Nunes, a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, além de parlamentares, autoridades estaduais e municipais e executivos responsáveis pelo empreendimento.

Os trabalhos de escavação da tuneladora, batizada Maria Leopoldina, seguem em direção à região central de São Paulo. A capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia. A estação Sesc-Pompeia é a terceira a ser escavada pela máquina em direção à estação São Joaquim, no centro da capital.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, a Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) que beneficiará cerca de 630 mil pessoas por dia

O “tatuzão” iniciou as atividades de escavação em dezembro de 2021. O equipamento tem 10 metros de diâmetro, 109 metros de extensão e pesa duas toneladas. Para operar a máquina são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A tuneladora conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, cabine de comando e equipamentos auxiliares.

R$ 15 bilhões em investimentos e redução no tempo de deslocamento

Com investimento previsto de R$ 15 bilhões, a Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia, na zona norte, ao centro de São Paulo. Atualmente, as obras estão com 39,11% de execução.

O empreendimento está sendo construído por meio de uma PPP entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universitária. Após a conclusão das obras, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

A Linha 6-Laranja terá 15,3 km de extensão e contará com o Morro Grande, além de 15 estações de parada: Brasilândia; Vila Cardoso; Itaberaba-Hospital Vila Penteado; João Paulo I; Freguesia do Ó; Santa Marina; Água Branca; Sesc-Pompeia; Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida; FAAP-Pacaembu; Higienópolis-Mackenzie; 14 Bis; Bela Vista e São Joaquim. Também haverá integração com a Linha 4-Amarela de metrô e os trechos 7-Rubi e 8-Diamante de trens da CPTM.