Começa 3ª fase da campanha “Todos Juntos contra o Aedes aegypti”

Ações de combate ao mosquito transmissor de arboviroses são coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde

seg, 19/09/2016 - 12h05 | Do Portal do Governo

Na luta contra o mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, o Governo de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (19) a terceira etapa da campanha estadual “Todos Juntos contra o Aedes aegypti”. O lançamento, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, coincide com a última fase dos testes de comprovação da eficácia da vacina produzida pelo Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil.

São Paulo reduz em 77% o número de casos de dengue no Estado

“A dengue é uma arbovirose que atinge boa parte do mundo, todos os países tropicais e subtropicais. No Brasil, fez um grande número de enfermos e mortos. A vacina está na última etapa e começou agora o trabalho final com 17 mil voluntários. Nós estamos procurando acelerar ao máximo para poder ter no verão um resultado ainda melhor”, disse Alckmin.

Mais de 30 mil agentes municipais e estaduais participam em todo o Estado das ações programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, coordenada pela Secretaria do Estado da Saúde. Serão vistoriados imóveis públicos, privados e baldios para varredura de focos do mosquitos.

A campanha inclui ainda atividades de coleta de pneus em 300 municípios paulistas para evitar a acumulação de água parada, principal foco de proliferação do Aedes aegypti.

Em novembro, a Secretaria de Estado da Saúde promove ainda a “Semana Estadual de Combate às Arboviroses”, com a intensificação de mutirões e campanhas de conscientização em espaços públicos, escolas e meios de comunicação, entre outras ações. Também está na programação um ” Dia D” contra a proliferação dos mosquitos transmissor da dengue.

Nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan
Alckmin visitou nesta segunda-feira (19) as instalações da fábrica que produzirá as vacinas no Instituto Butantan e que terá capacidade para fazer até 100 milhões de doses do produto bruto e até 30 milhões de vacinas.

A unidade terá três mil m² de área e estará capacitada para todas as etapas de produção: produção viral em célula, purificação, filtração, formulação, envase, liofilização e embalagem.

Do Portal do Governo do Estado