Voluntários escrevem cartas a usuários da CPTM

Em um ano e meio, 300 histórias já foram escritas pelas estações

qua, 24/08/2016 - 8h35 | Do Portal do Governo

Na era tecnológica, em que as mensagens instantâneas substituem as longas e acaloradas ligações, um grupo de amigos da zona leste de São Paulo criou o projeto Ateliê de Memória e Narrativa. A ideia é conectar pessoas que utilizam a Linha 12- Safira da CPTM de uma das formas mais antigas: a escrita.

Com um bloquinho de notas, uma caneta e um banquinho, o grupo de tempos em tempos fica à disposição em diferentes estações à espera de uma boa história para contar ou um pedido, seja ele de desculpas, de reconciliação ou para algum programa de TV. Sem restrições, qualquer um é atendido.

E assim acontece. Através de cartas manuscritas, tracejadas pelos integrantes do Coletivo Estopô Balaio, diferentes memórias são resgatas e enviadas para longe. Junto com a carta seguem doses de carinho e uma foto polaroide de quem fez o pedido. A intenção é tentar suavizar a saudade e remontar laços.

“Esse trabalho modifica a gente por dentro”, conta uma das criadoras do projeto, a atriz Ramilla Souza. “Faz a gente enxergar muitas coisas. E ainda abrir os olhos para a realidade”, explica. “Particularmente, não conhecia ninguém no meu círculo de amigos que não sabia escrever. Durante esse um ano e meio, vi o quanto o analfabetismo ainda é uma realidade.”

Atendidos
Nesse período, pelo menos, 300 pessoas já sentaram no banquinho para fazer um pedido. “Aqueles para programas de TV são os mais comuns. Mas já atendemos um pai que queria matar a saudade do filho que estava no Japão. A dona Raimunda que veio do Nordeste há 40 anos e queria reencontrar a amiga de longa data”, lembra Ramilla. Este último caso, teve final feliz.

Os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chegam com o coração aberto, dispostos a ouvir as histórias daqueles que têm amigos e parentes distantes ou, simplesmente, desejam fazer uma declaração para a mãe, o pai, ou um grande amor. Sem nenhum tipo de censura ou restrições, as cartas serão enviadas para qualquer lugar, do Brasil ou do mundo, retratando qualquer tema, anseio ou pedido de ajuda.

Inspiração
A iniciativa, que lembra o filme Central do Brasil, do cineasta Walter Salles, já passou pelo Jardim Romano e Poá, além das estações da CPTM do Brás e Ferraz de Vasconcelos. A próxima a receber o projeto é a estação de Itaquaquecetuba – Linha 12-Safira.

SERVIÇO
Ateliê de Memória e Narrativa do Coletivo Estopô Balaio
Local: Estação Itaquaquecetuba, na área livre, em frente à entrada
Datas: quintas-feiras dos dias 25/08, 01/09, 08/09 e 15/09, das 10h às 13h
Serviço gratuito

Do Portal do Governo do Estado