Time SP e o novo Centro de treinamento para atletas paralímpicos

O complexo construído pelo Governo do Estado é referência internacional

qui, 23/06/2016 - 8h27 | Do Portal do Governo

Os atletas paralímpicos enfrentam a cada competição um duplo desafio, o de superar os limites da deficiência junto com o esforço exigido para conseguir êxito na modalidade esportiva escolhida. É exatamente isso que o Time São Paulo Paralímpico tem feito para representar bem o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. Agora com um incentivo a mais: o novo Centro Paraolímpico Brasileiro, recém-inaugurado pelo governo estadual.

Time SP: Mais uma medalha de bronze no atletismo nas Paralimpíadas Rio 2016

Time SP: natação e atletismo conquistam mais medalhas

Time SP: mais quatro medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas Rio 2016

Atletas do Time São Paulo conquistam mais medalhas nos Jogos Paralímpicos

Lúcia, Verônica e Daniel: mais medalhas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos

Daniel Dias e Odair Santos conquistam medalhas nas Paralimpíadas

*Conteúdo atualizado em 15/09/2016 

O Time São Paulo, criado há cinco anos, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega no ano da maior competição olímpica com 34 atletas de alto rendimento, sendo 6 deles atletas-guias, divididos em diferentes modalidades como atletismo, bocha, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa, judô, natação, paracanoagem, remo e vela.

Boa parte dos atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro – escolhido pelo governo como atual gestor do novo Centro Paraolímpico -, o que inclui os do Time São Paulo, realizou seus treinamentos no complexo, considerado um dos três melhores do mundo e o principal da América Latina. “O esporte paralímpico tem sido um programa importante para o Governo do Estado”, afirma a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

No Centro criado exclusivamente para atender os atletas paralímpicos, 15 modalidades esportivas foram contempladas com espaços equipados com a mais alta tecnologia. Entre elas estão o atletismo, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7 e goalball.

“Além da ‘grife’ chamada Time São Paulo, precisávamos ir além para a construção de uma política efetiva de alto rendimento para o paradesporto com colaboração do organismo técnico como o Comitê Paralímpico Brasileiro”, explica a secretária sobre a importância da parceria com o CPB na gestão do novo complexo.

“Isso irá alavancar a participação das pessoas com deficiência. E mais, a sociedade poderá entender o potencial dessa pessoa e a mudança que o esporte pode gerar na vida dela”.

Manutenção do Time São Paulo
O convênio entre o CPB e a Secretaria da Pessoa com Deficiência prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições até as Paralimpíadas de 2016.

Os atletas foram escolhidos entre a elite do paradesporto e, juntos, foram responsáveis por 60% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos de Pequim 2008 e Paralimpíadas de Londres.

Alguns resultados:
Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, a delegação paulista, composta por 114 atletas paralímpicos, sendo 90 medalhistas, conquistou 171 medalhas para o Brasil. Nas competições em Toronto, o Brasil ficou em primeiro lugar com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze. Os 24 integrantes do Time São Paulo Paralímpico, que recebem o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, somaram 65 medalhas, sendo 43 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze.

Os atletas do Time São Paulo foram responsáveis por cerca de 40% das medalhas de ouro da Delegação Brasileira. Entre as modalidades, a natação somou o maior número de vitórias, com 25 medalhas ouro e destaque para Daniel Dias com 8 medalhas e André Brasil com 6. No atletismo, Verônica Hipólito e Terezinha Guilhermina conquistaram 3 medalhas de ouro cada e na bocha, Eliseu dos Santos e Maciel Santos levaram 2 de ouro cada. No judô, Lucia Teixeira ganhou a única medalha de ouro da delegação paulista.

Do Portal do Governo do Estado