Veja as ações do Governo de SP para restaurar a vegetação nativa no estado

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, entenda a importância do Programa Nascentes na qualidade dos recursos hídricos

sex, 27/05/2016 - 10h52 | Do Portal do Governo

A presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios e a melhora na qualidade da água. Desta preocupação surgiu o Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de restaurar 20 mil hectares de matas ciliares.

Proteger seis mil quilômetros de cursos d’água: o programa tem o objetivo de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. O projeto envolve proprietários locais, prefeituras, sindicatos, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, conta com investimentos públicos e privados.

Dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, as matas ciliares são importantes pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo benefícios como a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.

Inicialmente, as ações do governo abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

Atualmente, o programa já está na sua sétim frente. O governador Geraldo Alckmin participou no dia 30 de abril, em Itu, do plantio decorrente de compensação de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) do projeto. Leia mais.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site da Secretaria do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado