Alckmin assina convênios do Fecop com 16 cidades

Recursos serão usados em equipamentos e obras para controle da poluição ambiental

ter, 05/04/2016 - 18h28 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira (05) convênios no valor de R$ 3,7 milhões entre o Fundo Estadual de Controle da Poluição Ambiental (Fecop) com 16 municípios, incluindo o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável.

Os contratos são firmados prioritariamente com municípios localizados nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos dos sistemas Alto Tietê; Piracicaba, Capivari e Jundiaí; e Paraíba do Sul, áreas que concentram mais de 30 milhões de habitantes e sofrem mais com as instabilidades hídricas.

Com os recursos, as cidades beneficiadas investirão em equipamentos e obras para controle da poluição ambiental, como, por exemplo, móvel de britagem de resíduos da construção civil, caminhão coletor e compactador de lixo, pá carregadeira, triturador de galhos e implantação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais.

A Secretaria do Meio Ambiente – Pasta que gerencia o Fecop – oferece capacitação técnica às equipes municipais para desenvolver ações relacionadas às Diretivas, e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas. Na temática ambiental, é extremamente necessário um esforço conjunto para o alcance de resultados concretos, promovidos por meio do FECOP e do Município VerdeAzul, entre outros.

De 2015 a 2016 (incluindo os convênios assinados nos meses fevereiro e abril) foram contemplados 90 projetos beneficiando 77 municípios, totalizando o montante de R$ 14,3 milhões, mediante a concessão de financiamento não reembolsável. Os municípios foram selecionados com base no cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos no Edital.

Do Portal do Governo do Estado