Represa Paiva Castro evitou enchente de maiores proporções

Se não existisse o reservatório, a enchente em Franco da Rocha e em Caieras seria muito pior

sex, 11/03/2016 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Sabesp informa que as chuvas intensas na bacia contribuinte à represa Paiva Castro provocaram o acionamento do plano de controle de cheias, definido na outorga de 2004. Nesse sentido, a Companhia comunicou a Defesa Civil (às 2h30) que o reservatório já estava operando no modo de emergência. Quatro horas depois, as comportas foram parcialmente abertas para evitar o rompimento da barragem.

A vazão afluente média entre as 18h de quinta-feira (10) e as 6h da sexta-feira (11) no Paiva Castro foi de 125 metros cúbicos por segundo. “Se não existisse a represa, a enchente em Franco da Rocha e em Caieras seria muito pior”, diz nota enviada pela Sabesp. Isso porque até as 11h30 desta sexta-feira, a vazão máxima de saída do Paiva Castro, resultante da abertura da comporta, é de 20,0 metros cúbicos por segundo. Ou seja, 16% da vazão de máxima de entrada.

O volume acumulado de água que entrou no Paiva Castro no período entre as 18h de quinta e as 6h desta sexta foi de 5,42 milhões de metros cúbicos, ou 71% do volume total da represa, que é de 7,61 milhões de metros cúbicos.

Do Portal do Governo do Estado