Programa Município VerdeAzul divulga Ranking Ambiental Paulista 2015

Cidade de Novo Horizonte foi a primeira colocada com quase a totalidade dos 100 pontos

qua, 17/02/2016 - 17h25 | Do Portal do Governo

O Programa Município VerdeAzul, que tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, divulgou nesta quarta-feira (17), o Ranking Ambiental Paulista 2015 das cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Novo Horizonte foi a primeira colocada com pontuação de 97,13, quase a totalidade dos 100 pontos máximos.

Das dez diretivas, que são os temas abordados pelo PMVA, Novo Horizonte alcançou a nota máxima em seis: Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental. Já nas quatro restantes (Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Gestão das Águas e Conselho Ambiental), poucos décimos separaram a cidade da máxima pontuação. No ciclo anterior, em 2014, o município ficou posicionado no 26° lugar, saltando para primeira colocação em 2015.

O município de Botucatu, primeiro colocado no ciclo de 2014, ficou com a segunda colocação (96,70), seguido pela cidade de Sertãozinho (96,68) e Itapira (96,37). Um destaque especial ficou para a cidade de Catanduva (96,11), quinta colocada, que alcançou a sua primeira certificação no Programa entre os primeiros colocados.

O ciclo contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. Cabe salientar que entre os municípios não certificados observou-se a execução de ações ambientais com êxito e 180 cidades apresentaram melhora no desempenho com relação ao ano anterior.

Durante a cerimônia de premiação foi concedido, também, o Prêmio Franco Montoro, para os melhores colocados no ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Com a divulgação do ranking, os 618 municípios cadastrados já estão mobilizados para o novo ciclo. A última cidade a aderir ao Programa foi Tapiraí.

Do Portal do Governo do Estado