Em cinco anos, Escola de Qualificação Profissional atendeu mais de 126 mil pessoas

Programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo oferece qualificação profissional para quem está desempregado

seg, 11/01/2016 - 20h02 | Do Portal do Governo

Pensando em oferecer qualificação profissional rápida e gratuita para quem está desempregado, a Escola de Qualificação Profissional já atendeu 126.032 pessoas desde 2011.

O programa foi idealizado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin. O projeto teve início com a Escola de Moda e a Escola de Beleza. Em 2012, foi ampliado com a inauguração da Escola de Construção Civil.

Outro projeto que também visa a qualificação profissional é a Padaria Artesanal, que ensina em um único dia de curso a receita de 10 pães artesanais. Confira os cursos gratuitos oferecidos na Escola de Qualificação Profissional:

Escola de Moda
A Escola de Moda está presente em oito unidades próprias do Fundo Social, nas quais oferece os cursos de Corte e Costura, Modelagem, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas para homens e mulheres desempregados com mais de 16 anos.

O projeto também está presente em 56 Polos Regionais no interior do Estado e na capital e em 590 Escolas de Moda instaladas no interior e em entidades sociais da capital (conheça as unidades). Desde 2011, o projeto qualificou 24.507 pessoas.

Escola de Beleza
O projeto oferece qualificação profissional para homens e mulheres desempregados com mais de 16 anos, em cursos de Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Maquiagem.

Está presente em cinco endereços na capital e região metropolitana de São Paulo, além dos 56 Polos Regionais da Escola de Beleza em funcionamento no interior e na capital e 348 Escolas de Beleza instaladas no interior e entidades sociais da capital (clique para saber mais). De 2011 até o momento, o projeto qualificou 22.467 pessoas.

Escola de Construção Civil
A Escola de Construção Civil tem cursos de Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Pedreiro atendendo a vários segmentos da construção civil e comunidades carentes, possibilitando a formação para inclusão no mercado de trabalho.

A Escola conta com laboratórios para aulas práticas com espaços que reproduzem os ambientes de trabalho. O projeto está presente em duas unidades próprias do Fundo Social e em 56 Polos Regionais da Escola de Construção Civil no interior e entidades sociais da capital (confira aqui). Desde 2012, foram qualificadas 9.674 pessoas.

Padaria Artesanal
O objetivo do programa é formar agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.

Durante o curso de um dia de duração, os alunos aprendem a fazer 10 tipos
de pães diferentes, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania. Já foram capacitados mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado, além de pessoas
vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.

Atualmente, o projeto está presente em três unidades próprias do Fundo Social (clique para saber os endereços). Desde 2011, foram qualificadas 69.384 pessoas.

Do Portal do Governo do Estado