Museus têm programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra

Atividades vão de oficinas a apresentações para todas as idades

ter, 17/11/2015 - 8h39 | Do Portal do Governo

Para comemorar o dia da Consciência Negra, os Museus de São Paulo prepararam uma programação especial com atividades para todo público e atrações que vão de oficinas a apresentações musicais.

Nos dias 20 e 21 de Novembro, o Museu Afro Brasil estará com uma programação com a edição especial da contação de histórias “Aos Pés do Baobá”, durante o qual os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

No local também terá a Oficina Culinária Afro-brasileira que demonstrará a influência africana na culinária brasileira. Durante a atividade será confeccionado um abará pelos participantes. No Domingo, dia 21, às 11h, o Diretor Executivo e Curatorial do Museu, Emanoel Araujo, receberá das mãos do Embaixador de Portugal no Brasil e do Cônsul de Portugal em São Paulo, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em cerimônia oficial.

Às 13h, acontecerá a Apresentação Musical Bloco Afro Ilú Oba De Min, um bloco composto exclusivamente por mulheres e desde 2005 sai às ruas de São Paulo celebrando a cultura afro-brasileira e destacando a participação das mulheres no mundo. Já ás 14h, haverá uma apresentação musical com o Maracatu Bloco de Pedra, um grupo de Baque Virado da cidade de São Paulo, que apresenta uma formação contemporânea frente a tradição secular desta cultura afro-brasileira, representada aqui por meio da percussão, da dança e do canto, com todo o gracejo e o vigor da cultura popular brasileira.

No Museu da Língua Portuguesa, haverá uma atividade sobre literatura, intitulada “Com quantas Literaturas se faz uma Língua?”. Nela, uma instalação multimídia sobre autores e temáticas negras nas literaturas de Língua Portuguesa ficará em exibição durante todo o mês. Além disso, de 17 a 20 de novembro, das 13 às 14h haverá um intervenção dos educadores, conversando sobre autores e os textos. A instalação e a atividade acontecem no 2º andar do Museu.

No Museu do Futebol, todos os finais de semana do mês de novembro haverá atividades preparadas pelo educativo com a temática da consciência negra. No dia 20 de novembro, das 11h às 12h30 acontece o jogo da memória, uma atividade educativa que possibilita, por meio de pares de cartas, uma reflexão às vidas de algumas personalidades negras presentes no Museu do Futebol, importantes para o cenário esportivo, cultural e social brasileiro e mundial.

No domingo, 22, das 11h às 12h30, haverá a oficina educativa Estamparia Africana. Os tecidos africanos são testemunhos das histórias dos povos que o utilizam, trazendo por meio de seus desenhos e cores mensagens silenciosas que somente a familiaridade e uma observação mais atenta as tornarão traduzíveis.

No Museu de Arte Sacra, todos os sábados do mês de novembro serão realizadas visitas ao acervo, seguidas de oficinas de confecção de bonecas Abayomi, feitas com retalhos de tecido. O termo Abayomi é de origem Yorubá e significa “Encontro precioso”. A tradição da feitura destas bonecas remete a uma prática das mulheres que durante o período do tráfico Atlântico as confeccionavam para presentear suas crianças.

Museus do Interior
Neste ano, o Museu do Café oferece três dias de atividades para o público com atrações como mesa redonda, jogos educativos, contação de histórias e uma inédita oficina de turbante, em que os presentes participam de um bate-papo e na sequência aprendem técnicas de amarração de tecidos. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 19 e 21 de novembro.

No Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, acontece no dia 20, às 9h, uma “Oficina de Hip Hop” com André Blackrap e membros da ONG Umont, que apresentam na prática e através de vídeos um pouco da história e mostram o desenvolvimento e o poder de transformação dos cinco elementos da cultura hip hop que nasceu na Jamaica e que se multiplicou no mundo todo.

No Museu Felicia Leirner, acontecem duas atividades no dia 20. A primeira, às 10h, será “Roda de Jongo: história, música e dança”, na qual a educadora e dançarina Adalgiza Américo irá apresentar ao público a história do Jongo – manifestação popular de origem africana, que ainda é praticada em algumas regiões do Brasil.

Já às 15h, “Zumbi, Capoeira, Batucada – Brasilidade”, um Show cultural criado pelo Grupo N’Golo, de Taubaté, exaltando a figura de Zumbi dos Palmares – herói da resistência escrava no Brasil. No repertório, serão apresentados diversos ritmos afro-brasileiros e interpretadas músicas da nossa cultura popular.

Do Portal do Governo do Estado