Em Holambra, Programa Nascentes vai recuperar 16 ha de vegetação nativa

Convênio assinado prevê a recuperação da bacia do Córrego Borda da Mata, de onde o município retira a água que consome

qua, 11/11/2015 - 13h05 | Do Portal do Governo

O Programa Nascentes chegou ao município de Holambra. Serão recuperados 16 hectares de vegetação nativa no entorno das 170 nascentes e matas ciliares da cidade do interior paulista. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo governador Geraldo Alckmin. Para serem realizados, os serviços terão investimento de cerca de R$ 3,5 milhões das entidades parceiras da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

O convênio, assinado com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ) e a Fundação Banco do Brasil, prevê a recuperação da bacia do Córrego Borda da Mata, principal curso d’água que abastece o Lago do Holandês, de onde Holambra retira a água que consome.

Você sabe por que as matas ciliares são importantes para o meio ambiente?

“Recuperação do solo com matas ciliares, recuperação de nascentes e produção agrícola. Uma boa parceria. Ao todo, R$ 4,8 milhões que envolve terraciamento, para a água não lavar e enfraquecer o solo, pequenas reservas, bacias, recomposição de matas ciliares, recuperação de estradas rurais, plantio de árvores nativas, fossas biodigestoras, para o esgoto não contaminar o solo, reservação de água da chuva, enfim, um conjunto de medidas”, explicou o governador.

Serão recuperadas nascentes degradadas, implantadas práticas integradas de conservação de solo e água nas áreas de produção agropecuária em todas as propriedades, além de serviços de manutenção e conservação nas estradas municipais e acesso às propriedades rurais.

“É possível e é nosso dever compatibilizar o desenvolvimento, a agricultura e a produção, com a preservação dos recursos naturais. Holambra que já é a capital das flores, será também modelo de conservação”, ressaltou Alckmin.

Sobre o Programa Nascentes
Ação do Governo do Estado de São Paulo que tem os seguintes objetivos: ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água; proteger áreas de recarga de aquíferos; ampliar a cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água.

A cooperação entre a Secretaria de Agricultura e as entidades parceiras será concretizada por meio de convênio para execução de intervenções de conservação de solo e água, que engloba atividades relacionadas à conservação de solo e água, o que inclui recuperação florestal.  

As ações são fundamentais para a revitalização de bacias hidrográficas e melhoria de suas funções ecossistêmicas, principalmente no que tange à produção de água, em quantidade e qualidade.

Também estão previstos serviços complementares com foco no saneamento ambiental rural (construção de fossas biodigestoras), na captação de águas de chuva e no controle de perdas com irrigação (impermeabilização de reservatórios com filme plástico). Os serviços de conservação de solo compreenderão as atividades de readequação de estradas rurais, terraceamento e subsolagem.

Há ainda atividades relacionadas ao saneamento rural e controle de perdas na irrigação, que serão atendidas pela construção de fossas sépticas biodigestoras e revestimento de tanques de irrigação com filme plástico.

As ações de conservação de solo são fundamentais em projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Quando bem planejadas e construídas, as estruturas mecânicas reduzem significativamente a perda de solo e o consequente e assoreamento dos mananciais.

Do Portal do Governo do Estado