Museu da Imigração tem programação especial para Dia do Nordestino

Atividades gratuitas pretendem celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos

ter, 06/10/2015 - 10h01 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia do Nordestino, o Museu da Imigração está com uma programação especial gratuita, que inclui intervenção cênica, workshop culinário e visitas guiadas ligadas ao tema. As homenagens começam com a vitrine temática “Migrantes”, expondo a arte em cerâmica popular nordestina.

Já na data oficial da comemoração (8), a homenagem começa às 15h com a apresentação “Lampião e Maria Bonita”, que irá interagir com os visitantes. Às 16h, o público participa do workshop de culinária nordestina com a receita do Baião de dois, ministrada por Vicente Chapéu de Couro. As vagas são limitadas e gratuitas. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

No sábado (10) tem a visita-jogo “Cumé quié?”, uma proposta do núcleo educativo do MI que discute as diferenças de fala e expressões utilizadas na região Nordeste, além de abordar temas como preconceito linguístico e regionalismo. Os visitantes terão duas chances para participar, às 11h e às 15h. A atividade é livre. Ainda no sábado, às 16h, uma visita guiada especial aborda a importância da migração nordestina na história da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

O Dia do Nordestino foi criado no ano de 2009 em São Paulo, homenageando o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, poeta popular, compositor e cantor cearense. O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Mais informações podem ser conferidas no site.

Do Portal do Governo do Estado