Projeto sustentável ajuda a ressocializar presos do semiaberto

Ação consiste na orientação e plantio de mudas nativas; 11 penitenciárias participam do programa e 77 presos são beneficiados

seg, 21/09/2015 - 9h54 | Do Portal do Governo

Plantando o Futuro e Colhendo Vida, projeto regional da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) – ligado a Secretaria da Administração Penitenciária – tem ajudado a promover a sustentabilidade e, de quebra, na inclusão dos detentos do interior de São Paulo.

O programa constrói e gerencia uma rede integrada de plantio de mudas nativas nas áreas de mananciais e capacita dos detentos do regime semiaberto para tal tarefa.

Atualmente, 11 unidades penitenciárias fazem parte da ação e 77 presos são beneficiados. A cada três dias de trabalho, um dia da pena é retirado, seguindo o artigo Art. 126 da Lei de Execução Penal.

“É uma experiência muito significativa e por meio dela surge a chance de escreverem novas trajetórias para suas vidas abrindo portas para o mundo do trabalho”, explica o Diretor Técnico III de Trabalho e Educação da Croeste, Eraldo Oliveira de Jesus.

Toda a iniciativa propõe a orientação de práticas sustentáveis, melhoria da qualidade ambiental e capacitação dos presos para se tornar uma ferramenta de inclusão social e difusão de ideias inovadoras.

Os participantes passam pela capacitação, composta por orientações teóricas e práticas, no total de 100 horas/ aula. A grade curricular se constitui pelos cursos teóricos de produção de mudas nativas para reflorestamento, sistema de irrigação até montagem e operação de viveiros. Cada grupo de unidades prisionais possui um papel específico no processo de reflorestamento.

Leia mais sobre o assunto no site da Secretaria da Administração Penitenciária.

Do Portal do Governo do Estado