Conheça São Roque, a cidade do vinho

Município conta com roteiro gastronômico, religioso e cultural

sex, 21/08/2015 - 13h17 | Do Portal do Governo

Quem gosta de viagens com roteiros gastronômicos não precisa ir muito longe. Localizada a apenas 60 quilômetros da Capital, São Roque é a cidade do vinho e das alcachofras. Além disso, a Estância Turística é um ótimo passeio para toda a família pois é possível conciliar roteiros religioso, cultural e gastronômico.

No conhecido Roteiro do Vinho, há 31 estabelecimentos distribuídos por três vias. Os visitantes podem degustar a bebida, visitar sítios, ranchos, pesqueiros, plantações de uvas e alcachofras, adegas e ainda saborear comidas típicas da região.

A produção vinícola da região é antiga e começou no século 17, quando imigrantes portugueses passaram a cultivar videiras às margens dos rios Carambeí e Aracaí. A cultura teve continuidade com os imigrantes italianos, que chegaram dois séculos depois. Atualmente, são comercializados 18 milhões de litros de vinho por ano.

E não é só a gastronomia…
Para quem vai com a família, o Centro Cultural Brasiltal é uma parada importante. Construídos em 1890, os prédios antigos ocupam uma área verde onde existia uma fábrica têxtil. Atualmente o local conta com uma biblioteca pública municipal e um centro cultural, onde são realizados cursos de música, artes cênicas, artes plásticas, dança e outras atividades.

Além disso, uma trilha ecológica de 2,5 quilômetros chamada de Caminho das Águas é cercada de Mata Atlântica e canais que cruzam o percurso.

Outra parada obrigatória é a Igreja Matriz. Construída no século XVII no estilo colonial barroco, passou por várias reformas até que, em 1937, deu lugar à atual. O templo, além de ser um dos mais belos do estado, é o maior do Brasil dedicado a São Roque.

As paredes e vitrais da igreja retratam a vida e a morte do padroeiro da cidade. Já o teto do lugar possui imagens como os símbolos de fé, esperança e caridade.

Aventura
Já para quem gosta de aventura, o Morro do Saboó tem mais de mil metros de altitude e uma vista deslumbrante. Além de São Roque, dá para observar as cidades vizinhas Mairinque e Araçariguama.

Para chegar até lá, é preciso pegar a saída 54B no sentido capital/interior da rodovia Castelo Branco (SP-280) e seguir em direção a São Roque – há uma placa de acesso surge depois de 5 km. Uma pista asfaltada, seguida por um pequeno trecho de terra, leva até o pé do morro. Daí em diante, deve-se caminhar por cerca de meia hora para chegar ao topo do mirante.

Quem quiser visitar a cidade pode utilizar dois caminhos, as rodovias Presidente Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270).

Do Portal do Governo do Estado