Conheça Brodowski, cidade de Cândido Portinari

Entre as atrações turísticas está o museu com as obras do pintor e a estação ferroviária de 1894

sex, 14/08/2015 - 13h06 | Do Portal do Governo

A cidade de Brodowski, localizada a 337 quilômetros de São Paulo, é famosa por ser a terra natal do pintor Cândido Portinari, nascido em 1903. É lá que está instalado um museu em sua homenagem, a Casa de Portinari. O município celebra seu aniversário de 112 anos com uma intensa programação que vai até o dia 23. 

O museu, onde estão expostas obras do pintor, é na verdade a casa que pertenceu à sua família. O local passou por um trabalho minucioso de restauro e foi reaberto em maio de 2014.

O imóvel está repleto de afrescos que o artista pintou diretamente nas paredes em várias fases da vida, desde os primeiros estudos até as obras-primas executadas quando já era reconhecido.

A primeira igreja matriz do município, a Capela de Santo Antônio, fica na Praça Candido Portinari. É nesta capela que o pintor retratou em uma tela a óleo a imagem de Santo Antônio com o menino Jesus nos braços.

Segundo relatos de familiares de Portinari, a obra foi feita pelo pintor para pagar uma promessa pelo restabelecimento da saúde de seu filho, João Cândido. Como condição da doação da tela, Portinari pediu que ela jamais fosse tirada da capela.

Outro ponto turístico é a estação ferroviária, às margens da qual se formou toda a cidade. A estação Engenheiro Brodowski, de 1894, foi construída antes da primeira capela. Ao lado dela, foi instalado o terminal rodoviário Primo Baggio, onde também fica a Praça das Artes, local em que o visitante pode conferir obras do artista Adélio Sarro, com esculturas que homenageiam Portinari e a ferrovia.

Do Portal do Governo do Estado