Cada gota conta: confira programas da Sabesp

Empresa continua a investir em planejamento e engenharia para ampliar e melhorar sua rede de abastecimento

qua, 29/07/2015 - 19h31 | Do Portal do Governo



A Sabesp, responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 364 municípios do Estado, continua a investir em planejamento e engenharia de ponta para ampliar e melhorar sua rede. Já são 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgoto.

Entre as obras em andamento estão a interligação do Rio Guaió com Alto Tietê, que aumentou a captação de água do sistema. A ação beneficiou mais de 300 mil moradores de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes, além de parte de Guarulhos e uma parcela da Zona Leste da Capital.

A produção e ampliação da Estação de Tratamento de Água do Alto da Boa Vista, do Sistema Guarapiranga, conta com membranas ultrafiltrantes, tecnologia já empregada em países como Estados Unidos, Israel e Cingapura, que vinha sendo adotada pela Sabesp nesta unidade e também a estação Rio Grande.

Segurança hídrica ao Cantareira
Em breve, a interligação entre as represas Jaguari e Atibainha vai dobrar a capacidade de reserva de água dos dois sistemas, passando de 1 bilhão para 2,1 bilhões de metros cúbicos, o que dará mais segurança às bacias do Paraíba do sul e do Cantareira.

Já as obras para ligar o Rio Grande ao Alto Tiete beneficiará mais de 1 milhão de pessoas ainda este ano. A adutora do ABC já beneficiou mais de 250 mil pessoas na Zona Sul de São Paulo.

O Estado ainda conta com a maior obra em execução do País: o novo Sistema Produtor de Água São Lourenço, que prevê a construção de uma ETA em Vargem Grande Paulista, com reservatórios capazes de armazenar até 125 milhões de litros de água. O complexo vai beneficiar mais de 2,5 milhões de pessoas.

A Sabesp ainda conta com novos reservatórios e quilômetros de adutoras para vencer a maior seca dos últimos 80 anos.

Do Portal do Governo do Estado