Região de Sorocaba ganha cinco caminhões

Veículos foram adquiridos pelo Programa Microbacias II e serão destinados para quatro associações da região

ter, 28/07/2015 - 18h15 | Do Portal do Governo

A região de Sorocaba acaba de ganhar mais cinco caminhões-baú adquiridos com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) – Microbacias II – Acesso ao Mercado. Os veículos foram destinados a quatro associações e cooperativas. A entrega foi feita pelo governador Geraldo Alckmin nesta terça-feira (28), na cidade de Pilar do Sul.

“Esses veículos são importantes porque ajudam o agricultor a agregar valor à produção. Em vez do produtor vender a fruta, ele beneficia [o produto], faz o processamento, a embalagem, tem a câmara fria e entrega o produto até o consumidor”, disse Alckmin.

Um caminhão foi entregue à Associação Paulista dos Produtores de Caqui (APPC). O projeto prevê a implantação de Packing House para recepção, classificação, embalagem e armazenamento de frutas.

Para atender a demanda da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Pilar do Sul e Região (COOPAFAPS), o programa da Secretaria ajudou na aquisição de dois caminhões, um leve e outro semileve, para transporte, câmara fria e estoque de hortaliças.

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ibiúna (Coafi) recebeu um caminhão-baú para distribuir legumes produzidos por 19 produtores cooperados. Eles deverão receber ainda 95% dos itens requisitados no projeto. Entre eles estão um carregador e dosador de legumes, uma centrifugadora de vegetais, cesto para centrifugadora de vegetais, um cortador de batatas, uma cortadora transversal de folhas, entre outros.

Por fim, a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Piedade (APPRUPI), localizada na cidade de mesmo nome, vai receber o quinto automóvel. O projeto prevê ainda a aquisição de câmara fria e equipamentos para processamento, embalagem e estoque.

Sobre o programa
O Microbacias II promove o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola paulista, com propostas que devem ser voltadas ao mercado consumidor e que visem o aumento das oportunidades de emprego e renda para os agricultores familiares.

As cooperativas e associações paulistas interessadas em inscrever suas Manifestações de Interesse ao Projeto Microbacias II têm até o dia 26 de agosto de 2015 para procurar pela Casa da Agricultura de seu município. “Serão R$ 100 milhões e as cooperativas e associações podem apresentar projetos”, finalizou.

Mais informações podem ser obtidas no site da Cati

Outros anúncios

Ainda no evento, o governador anunciou dois convênios com o Corpo de Bombeiros dos municípios de Sorocaba e Mairinque, com um investimento total de R$ 24,2 milhões.

Os dois convênios serão firmados por 30 anos e preveem a execução de serviços de prevenção e extinção de incêndios, busca e salvamento e outros relacionados à atuação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Do Portal do Governo do Estado