Em reunião, Alckmin e governadores do Sudeste propõem medidas para enfrentar crise econômica

Governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo redigiram uma carta que pede apoio do Governo Federal aos estados

ter, 30/06/2015 - 18h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin se reuniu nesta terça-feira, 30, com os governadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo para debater medidas de enfrentamento à retração econômica e ajudar na preservação dos empregos e no estímulo aos investimentos. A reunião foi realizada no Palácio Guanabara, na capital fluminense.

Durante o encontro, os quatro governadores redigiram uma carta que pede o apoio do Governo Federal aos estados para atravessar o período de crise. A geração de emprego e renda é considerada meta prioritária das políticas públicas para superação do desaquecimento da economia.

Entre as propostas estão a oferta aos estados das mesmas condições dadas aos programas de concessões da União e acesso a fundos garantidores que alavanquem investimentos.

“Precisamos estimular a economia, por meio das exportações e de investimentos em setores que mais empregam, como infraestrutura, logística, saneamento e construção civil. É preciso reagir, pois o Brasil perde 100 mil empregos por mês. Até o final do ano, 600 mil empregos deverão ser eliminados. Estamos propondo uma série de medidas para atrair investimentos, emprego e renda, revertendo esse quadro que é muito grave”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Outros pontos debatidos no encontro foram a troca de experiências e compartilhamento de resultados nos processos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs); prioridade para investimento em infraestrutura e logística, com destaque para as áreas de construção civil e saneamento básico (propõe-se a reversão das contribuições pagas a título do PIS-Papep/Cofins em investimentos no setor); atuar no incremento das exportações buscando a redução dos custos e a ampliação do crédito; por fim, a intensificação da operação conjunta na área de segurança pública, aprofundando a sinergia entre os governos estaduais e federal.

Os governadores também vão pedir audiências com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e também com a presidente Dilma Rousseff para apresentar as demandas.

Do Portal do Governo do Estado