Conheça Holambra, a cidade mais holandesa do Brasil

O município esbanja beleza por conta do cultivo de flores e os traços da arquitetura europeia trazidos pelos imigrantes

qui, 18/06/2015 - 17h03 | Do Portal do Governo

Um pedacinho da Holanda dentro do Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo. Essa mistura dos dois países está sempre presente, a começar do nome, e se estende à cultura regional. Localizada nas proximidades de Campinas, Holambra é uma estância turística conhecida internacionalmente pela alta produção de flores.

Aliás, está aí uma curiosidade, o projeto inicial dos imigrantes holandeses responsáveis por povoar Holambra era fazer da região a maior produtora de leite e não de flores. A troca, idealizada pelos brasileiros e holandeses, deu super certo. Hoje, a cidade é a principal exportadora, responsável pela produção e comercialização de aproximadamente 40% de todas as flores e plantas ornamentais produzidas no Brasil.

O charme e colorido das flores somados às tradições holandesas levam aproximadamente um milhão de pessoas até Holambra por ano, tanto brasileiros quanto visitantes internacionais. O estilo holandês está presente por toda a parte, desde a gastronomia, símbolos, arquitetura, danças folclóricas, o uso da língua e no tradicional hábito de andar de bicicleta.

Outro atrativo da cidade é o clima de calmaria. O município se tornou referência quando o tema é qualidade de vida. Tanta tranquilidade que em toda a cidade só existe um único semáforo.

Do Portal do Governo do Estado