Cetesb amplia rede de monitoramento de água

Seis novas estações entram em operação, além de um programa para acompanhamento pela internet

sex, 27/03/2015 - 8h21 | Do Portal do Governo

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) vai ampliar a rede automática de monitoramento da qualidade das águas do Estado. Seis novas estações serão instaladas: no Ribeirão Pires, um dos principais afluentes do reservatório Billings; nos rios Cubatão, receptor das águas da Billings na Baixada Santista; Sorocaba, importante contribuinte do rio Tietê, e no Caulim, afluente do reservatório Guarapiranga. Também haverá monitoramento no reservatório Taiaçupeba, integrante do Sistema Alto Tietê, e no rio Paraíba do Sul, no município de Queluz, para avaliar a qualidade das águas que correm para o estado do Rio de Janeiro.

Em operação desde 1998, a rede é uma importante ferramenta para o diagnóstico da qualidade dos recursos hídricos do Estado. Hoje, 16 estações funcionam em pontos estratégicos, como mananciais de abastecimento público e rios que passam por processos de despoluição, como o Tietê.

Sala de Situação

Na sede da Cetesb, em São Paulo, será implementada a Sala de Situação, para possibilitar a visualização e acompanhamento dos dados gerados pelas estações. Também está em desenvolvimento o Sistema de Informações sobre a Qualidade das Águas (Qualiáguas), que permitirá o acesso dos dados da rede automática pela internet e em tempo quase real. O investimento nas seis novas estações é de R$ 8 milhões. 

Do Portal do Governo do Estado