Sistema Alto Tietê aumenta captação de água do córrego Guaratuba

Medida amplia oferta de água para o Sistema Integrado Metropolitano da Sabesp e beneficia toda a Grande São Paulo

ter, 27/01/2015 - 13h40 | Do Portal do Governo

A oferta de água para a Grande São Paulo foi aumentada em 500 litros por segundo, com a inauguração nesta terça-feira, 27, da ampliação da transferência de água do córrego Guaratuba para o SIstema Alto Tietê. Este sistema abastece parte da zona leste de São Paulo e os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, além de parte de Mauá, de Mogi das Cruzes e de Santo André.

“O Sistema Alto Tietê ganha meio metro cubico por segundo a mais [de água]. A Sabesp tem uma equipe muito preparada e conseguiu fazer este trabalho em tempo recorde”, destacou o governador Geraldo Alckmin. A obra foi executada em pouco mais de dois meses.

Atualmente, 500 litros por segundo de água são transferidos do córrego Guaratuba para a Grande São Paulo. Com a nova obra, o volume dobrará, chegando a 1.000 litros por segundo. Toda a Grande São Paulo é beneficiada, já que a oferta de água aumenta para o Sistema Integrado Metropolitano da Sabesp, que interliga oito sistemas diferentes.

O córrego Guaratuba nasce na serra do Mar e deságua em Bertioga, no litoral paulista. Para permitir o aumento da transferência, a Sabesp ampliou a adutora e a estação elevatória localizadas no córrego, na altura do município de Biritiba-Mirim. A água captada é bombeada para o rio Claro, que deságua na represa Ponte Nova, uma das cinco que compõem o Sistema Alto Tietê.

A água do córrego será incorporada ao volume armazenado nesse sistema e será tratada em Suzano, na Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba. Foram investidos R$ 8 milhões.

Do Portal do Governo do Estado