História da lambreta italiana Vespa é contada no MCB

Exposição reúne inclusive modelos históricos e protótipos do idealizador

qui, 12/06/2014 - 21h06 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB) recebe a exposição “Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design”. Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, é apresentada a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940. São exibidos vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações sobre a Vespa, além de modelos históricos cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a companhia italiana Piaggio.

A exposição, de curadoria do consultor de comunicação do Instituto Europeo di Design (IED São Paulo), Ricardo Peruchi, ficará em cartaz até dia 3 de agosto. “Essa mostra revela o quão significativo pode se tornar um produto para além das questões técnicas e de mercado intrínsecas ao universo da produção industrial”, explica a diretora geral do MCB, Miriam Lerner. “São valores culturais construídos a partir de um produto que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design”, aponta Mirim.

Desde o seu lançamento, em 1946, mais de 16 milhões de unidades da Vespa foram comercializadas em todo o mundo. Presente no Brasil desde o final dos anos 1950, foi nos anos 1980 que a lambreta viveu seu apogeu no país, com a Motovespa, companhia que chegou a ter 140 revendas autorizadas espalhadas desde Manaus, onde os veículos eram produzidos, até Porto Alegre.

A exposição apresenta detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas décadas. Fãs da motoneta e o público em geral poderão conferir de perto modelos históricos, protótipos, peças e projetos mecânicos provenientes do Museo Piaggio, em Pontedera (Itália), que conserva o acervo do idealizador e construtor histórico da Vespa, Enrico Piaggio.

SERVIÇO
Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design
Até 3 de agosto
Museu da Casa Brasileira (MCB)
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia-entrada). Aos domingos e feriados é gratuito
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727 ou 3032- 2564

Do Portal do Governo do Estado