Mais 50 municípios paulistas terão unidades do programa Creche-Escola

R$ 106,8 milhões serão investidos na abertura de 8 mil vagas a crianças de zero a seis anos

seg, 24/03/2014 - 19h45 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria da Educação assinou novos convênios para a construção de 60 unidades do Programa Creche-Escola em 50 cidades paulistas. Os acordos foram firmados durante evento de assinatura de convênios entre 17 secretarias e 556 cidades, realizado no Palácio dos Bandeirantes. Na área de educação infantil, serão investidos R$ 106,8 milhões para a abertura de oito mil vagas a crianças de zero a seis anos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A secretária-adjunta da Educação, Cleide Bochixio, afirmou que o investimento educacional nesta faixa etária se reflete positivamente no desenvolvimento das crianças nas etapas posteriores no ensino. “É muito importante porque atende as mães que trabalham o dia todo, dá um atendimento educacional promovendo um melhor desenvolvimento, estimulando as crianças.”

No Programa Creche-Escola, a Secretaria da Educação oferece três plantas de prédios aos governos municipais, que se adequam à demanda de atendimento infantil do local e ao terreno apresentado pela prefeitura. As prefeituras ficam responsáveis por apresentar as documentações, os terrenos e pela condução das obras.

O prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, foi um dos governantes que assinaram convênio nesta segunda. “Esta creche vai nos ajudar, vai apoiar o município, nós vamos entrar depois com todos os funcionários e o custeio da creche. Este apoio na construção é bem-vindo, porque ajuda o município a enfrentar um problema educacional significativo”, disse.

Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e também às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. As creches contam com todos os ambientes necessários para a educação das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia.

Do Portal do Governo do Estado