Programa Mulheres de Peito facilita o acesso à mamografia em SP

Novo programa estadual incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia e estimula o diagnóstico precoce do câncer de mama

sex, 07/03/2014 - 20h32 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, criou o programa “Mulheres de Peito” para incentivar as mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e estimular o diagnóstico precoce da doença.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Serão quatro carretas móveis e um caminhão adaptado que vão percorrer o Estado, em locais distantes, onde o exame não é oferecido. A primeira carreta foi para Santo Amaro, na Capital e mais três vão para a Região Metropolitana, além de um caminhão para o interior.

Os veículos estarão equipados com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

A carreta possibilitará a realização de cerca de 60 mil exames de mamografia a mais por ano. O Governo do Estado investirá R$ 14 milhões nas unidades móveis.

A recomendação é para que mulheres com mais de 50 anos façam o exame sem pedido médico, as mulheres com menos de 50 anos também podem ser atendidas, se houver indicação médica.

O exame é feito na hora e o resultado sai em dois dias. Se houver alguma suspeita, na mesma hora é feita a ultrassonografia. Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento.

Do Portal do Governo do Estado