Santo André recebe a segunda carreta do Programa Mulheres de Peito

Mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer exames preventivos de mamografia sem pedido médico

qui, 20/02/2014 - 14h02 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 20, a cidade de Santo André, na região do Grande ABC, recebeu a segunda carreta-móvel do programa Mulheres de Peito, da Secretaria da Saúde. A primeira foi entregue na cidade de Diadema, no último dia 5. O programa terá quatro carretas e um caminhão adaptado para percorrer municípios paulistas oferecendo exames preventivos de mamografia. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“[Nas carretas], estamos fazendo mamografias sem precisar de pedido médico. Já temos uma em Diadema e essa em Santo André, que também irá para o distrito de Utinga”, disse Geraldo Alckmin.

photonews

O Mulheres de Peito tem o objetivo de incentivar as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública. Com isto, será possível um rastreamento contínuo e organizado da doença, além da detecção precoce de tumores malignos inclusive os casos em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Estima-se que cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano devido às carretas. Pacientes que não tiverem na faixa etária de 50 a 69 anos também poderão fazer os exames, porém será preciso um pedido médico, que pode ser tanto da rede pública quanto particular.

LEIA TAMBÉM 
Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia gratuita sem pedido médico

Cada veículo é equipado com um mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há também uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As mulheres poderão fazer exames de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. O resultado sai em 48 horas. Em Santo André, a carreta ficará estacionada na Praça do Carmo, Centro do município.

Do Portal do Governo do Estado