SP inicia testes com primeiro ônibus articulado do mundo movido a baterias

Veículo, que opera em linha da EMTU em Diadema, não emite gases poluentes e tem ruído zero

qui, 20/02/2014 - 12h27 | Do Portal do Governo

Começou nesta quinta-feira, 20, em Diadema, a fase de testes com passageiros do EBus, o primeiro ônibus articulado do mundo movido a baterias. “Diadema está dando exemplo de inovação para o Brasil com o ônibus biarticulado com bateria, emissão [de poluentes] zero e silêncio absoluto”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O EBus é desenvolvido em parceria da Mitsubishi e com a concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transporte). O veículo passará por testes com passageiros até junho deste ano. Deve circular pela Extensão Terminal Diadema-Morumbi (São Paulo) do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

LEIA TAMBÉM
Rede Lucy Montoro vai chegar a Diadema

photonews

O programa de testes vai verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da nova tecnologia de tração elétrica, que é movida totalmente a baterias, e não emite poluentes, além do baixo nível de ruído.

O EBus é articulado, com 18 metros de comprimento e capacidade de carregar de 124 passageiros. As linhas intermunicipais da extensão Diadema-São Paulo (Morumbi) transportam cerca de 13,4 mil passageiros por dia útil.

Fábrica de Cultura

Alckmin também anunciou a abertura da licitação para a implantação de uma Fábrica de Cultura em Diadema, que será a primeira fora da capital paulista. Com investimento de R$ 16,3 milhões, o local terá salas de múltiplo uso, blioteca com computadores conectados à internet, teatro e salas de aula equipadas para a realização de ateliês de iniciação artística nas categorias música, dança, teatro, circo, artes visuais, fotografia e vídeo.

Do Portal do Governo do Estado