Alckmin anuncia aumento da vazão de água para a região de Campinas

Governador anunciou ainda duas novas represas e PPP para ampliar abastecimento de água

sáb, 15/02/2014 - 19h37 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, 15, uma série de medidas que podem reduzir a escassez de água para Campinas e região. Em encontro com o prefeito Jonas Donizette, o governador garantiu benefícios que vão desde ao aumento da vazão de água até a criação de duas novas represas. “Estamos tendo a maior estiagem dos últimos 82 anos. Não chove e faz muito calor”, disse o governador.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A medida mais imediata é o aumento da vazão de água do Sistema Cantareira para a região de Campinas. A ampliação será de 33% e possível graças à economia de água feita pela população. “Vamos aumentar um metro cúbico por segundo. De três, passa para quatro”, garantiu Alckmim, lembrando que a Sabesp está dando desconto de 30% na conta para os clientes abastecidos a partir do Sistema Cantareira que reduzirem o consumo de água em 20%.

photonews

O governador também anunciou medidas de longo prazo, como a criação de duas novas represas no Estado: “a barragem de Pedreira, no Rio Jaguari, com capacidade de 26 milhões de m³ e vazão de 7,3 m³/segundo, e a represa Duas Pontes, no Rio Camanducaia, com capacidade de 41 milhões de m³ e vazão de 6,5 m³/segundo.” O Estado já liberou R$ 53 milhões para desapropriações das áreas das futuras represas. A previsão é que a licitação seja concluída em abril. A empresa vencedora terá 14 meses de prazo para entregar os projetos.

Além disto, Alckmin anunciou novas alternativas ao Sistema Cantareira. “Hoje somos muito dependentes [do Sistema Cantareira]. Temos seis sistemas em São Paulo, mas quase metade [do abastecimento de água vem do] Cantareira. Fizemos uma PPP (Parceria Público-Privado), já assinamos há seis meses. Em quatro anos, teremos mais 5 m³ por segundo de água do rio São Lourenço, que vem lá do Alto Ribeira, para São Paulo”. De acordo com o governador, a iniciativa privada terá que entregar a água já tratada.

Do Portal do Governo do Estado com Assessoria de Imprensa