Botucatu recebe a primeira clínica pública para dependentes químicos no interior

Serão 76 leitos para atendimento de homens e mulheres; pacientes terão acompanhamento de psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos

qui, 05/12/2013 - 12h26 | Do Portal do Governo

A população de Botucatu ganhou a primeira clínica pública estadual destinada ao tratamento e reabilitação de dependentes químicos, especialmente de crack, do interior paulista nesta quinta-feira, 5. “Hoje é a entrega desse verdadeiro hospital, que é modelo para o Brasil. Começa com 76 leitos, aqui em Botucatu, e com todo atendimento clínico e comodidade”, disse o governador Geraldo Alckmin.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A unidade vai funcionar no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e deve ser referência de atendimento para os 68 municípios que compõem a região de Bauru. “Temos aqui uma quase semi-UTI para casos mais graves, parte de cultura, esporte, família e adequação profissional. Enfim, um tratamento completo como deve ser para a saúde mental”, salientou Alckmin. O centro de reabilitação conta com quadra poliesportiva coberta, espaço para ginástica e piscina.

LEIA TAMBÉM
Botucatu terá o primeiro Poupatempo Ambiental 

photonews

O investimento foi de R$ 15,4 milhões para a implantação da clínica de recuperação. A unidade é dividida em sete blocos e conta com 42 leitos destinados ao tratamento de pacientes do sexo masculino, 24 para pacientes do sexo feminino e 10 voltados ao processo de desintoxicação dos dependentes.

Os pacientes internados na unidade também vão receber acompanhamento com uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos, entre outros. Eles também terão cursos profissionalizantes de garçom, confeiteiro, entre outros.

A clínica de reabilitação ficará sob gestão do HC local, responsável também pela contratação de recursos. Já o atendimento dos pacientes será feito via encaminhamento realizado pelas unidades de saúde municipais.

Novo Detran.SP 

Alckmin também anunciou a instalação da nova unidade do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito) em Botucatu, que passará a atender no Poupatempo da cidade. “Ele dobra praticamente a capacidade de atendimento das pessoas que precisam tirar carteira de motorista, documento do carro, e outros serviços relacionados ao Detran”, disse o governador.

Do Portal do Governo do Estado