Segundo megatatuzão começa a escavar na Linha 5-Lilás do Metrô

Ponto da escavação fica próximo ao local onde será a futura estação Adolfo Pinheiro

seg, 04/11/2013 - 13h08 | Do Portal do Governo

Os túneis da Linha 5-Lilás do Metrô, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin, ganharam reforço de peso nesta segunda-feira, 4. Com 720 toneladas, o segundo tatuzão começou o processo de escavação no poço Conde de Itu, em Santo Amaro, onde será a futura estação Adolfo Pinheiro. “É uma grande obra de engenharia, e tudo isso possibilita de 600 a 700 mil passageiros a mais por dia na Linha 5-Lilás do Metrô”, comemorou o governador Geraldo Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Governo de SP realiza maior obra simultânea da história do Metrô

 – Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Esta é a primeira vez na história em que duas tuneladoras trabalham ao mesmo tempo em uma mesma linha. Responsável pela construção dos túneis, o shield (conhecido como tatuzão) é uma máquina capaz de avançar em média 15 metros por dia sob a terra. “Nós já tínhamos um Shield operando entre [o poço] Bandeirantes até a Chácara Klabin, e agora o segundo Shield da [estação] Adolfo Pinheiro até Campo Belo”, destacou Alckmin.

photonews

Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala anéis de revestimento concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. “O nível de segurança para uma obra urbana com o Shield é muito grande. O risco de depressões e de parar a obra é menor”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

VEJA TAMBÉM
Infográfico mostra como ficará Metrô de São Paulo com obras em andamento
Conheça o megatatuzão: obras da Linha-5 do Metrô avançam com a tecnologia
  

A Linha 5-Lilás do Metrô já possui 8,4 quilômetros de extensão e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). Após sua expansão, terá mais 11,5 quilômetros de túneis e 11 novas estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). Há ainda uma expansão prevista até o bairro Jardim Ângela, onde deve haver uma estação de nome homônimo, das estações Parque Santo Dias e São José. Faça um passeio virtual em 3D pelas futuras estações.

Do Portal do Governo do Estado