Governador inaugura Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto

Serão 205 novos leitos para atendimento à gestante, obstetrícia e pediatria; expectativa é realizar mais de 18 mil procedimentos entre cirurgias, partos e internações

sex, 11/10/2013 - 14h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 11 de outubro, juntamente com a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto. A nova unidade integrará o complexo hospitalar do Hospital de Base de Rio Preto. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, investiu R$ 70 milhões no novo hospital, cujas obras ficaram sob responsabilidade da Funfarme. Do total, R$ 10 milhões foram destinados à compra de equipamentos e de mobiliário.

O Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto será uma das principais referências em cardiologia pediátrica no Estado, principalmente em cirurgia cardiovascular. Atualmente, a região é o 4º maior executor de cirurgias cardíacas pediátricas. O governador ressaltou a importância do novo centro. “Nós já temos em Rio Preto uma referência internacional, que é o Hospital de Base, um hospital de ponta na área cardiológica e cirúrgica. Com essa inauguração, teremos também um hospital de ponta na área materno-infantil”, afirmou Alckmin. A expectativa é que, com o novo hospital, sejam realizadas 226 cirurgias de alta complexidade por ano, porém, o número poderá dobrar, de acordo com identificação de aumento de demanda.

A definição do perfil assistencial da unidade se deu após estudo da Secretaria de Saúde que observou que a região possuía pouca cobertura SUS na assistência ao parto. Outro fator decisivo foi o fato de outras regionais de saúde, próximas de Rio Preto, contarem com unidades pediátricas: o “HC Criança”, em Ribeirão Preto (em construção) e uma unidade especializada em oncologia pediátrica em Barretos.

“Agora a região ganha um dos maiores centros de atendimento a gestantes do país, incluindo o atendimento às grávidas de risco, com a oferta de serviço de obstetrícia e de pediatria”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

205 novos leitos para a região

O Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto ocupa uma área de mais de 18 mil m², com oito andares, além do térreo e do subsolo.

A unidade contará com 81 leitos de UTI, sendo 42 deles de neonatal; 34 leitos de maternidade (ginecologia e obstetrícia), 60 leitos de pediatria e 10 leitos de oncologia pediátrica.

A expectativa é que a unidade realize, anualmente, cerca de 3,6 mil partos; seis mil cirurgias e nove mil internações pediátricas, além do atendimento a 16 mil emergências em obstetrícia e outras 24 mil de pediatria.

O hospital contará com 171 médicos e residentes da área pediátrica e de obstetrícia e cerca de 100 médicos de outras especialidades, de forma indireta, nas áreas de nefrologia, neurologia, dermatologia, entre outras. Além de mais de 500 funcionários da área de saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, biomédicos e farmacêuticos) e profissionais de áreas de apoio.

Nesta primeira fase, seis unidades do hospital iniciam as atividades, com 155 leitos. Até o fim de outubro, todas as alas de pediatria e de neonatal estarão em pleno funcionamento.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705