VídeoSP: no Dia Nacional da Doação de Leite Humano, conheça o Banco de Leite do Estado, referência no país

Toda mulher que esteja amamentando exclusivamente com leite materno e que apresente sobra do alimento pode ser doadora

ter, 01/10/2013 - 11h02 | Do Portal do Governo



Amamentar é um ato de amor, e doar o leite que sobra é multiplicar o sentimento. Esse é pensamento da pedagoga Thais de Freitas dos Santos, mãe de Manuela, de três meses. “É muito bom saber que outras crianças, mais frágeis, ganham saúde com a minha ajuda”, diz.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Toda semana, um funcionário do Banco de Leite do Hospital Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros – um dos principais centros de referência em aleitamento materno do País – vai até a casa de Thaís e de outras doadoras retirar um potinho com o precioso alimento. “Meu filho já ganhou peso e está mais corado, pode até ficar no colo”, comemora Damila de Oliveira Rodrigues, mãe do pequeno Luís, de 16 dias, internado na maternidade e que, até então, passava a maior parte do tempo na UTI neonatal.

O leite materno é fundamental para que crianças prematuras se desenvolvam e ganhem resistência a doenças. O alimento é considerado ideal por ter a qualidade e a concentração adequada de nutrientes para os recém-nascidos.

Para as mulheres, a doação de leite ainda evita o empedramento das mamas.
Normalmente, as mães dos bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, pois o bebê não tem condições de sugar. E também por fatores emocionais, já que seus filhos estão internados.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros, Andrea Penha Spínola Fernandes, o hospital recebe uma média de 80 litros por mês – quantidade bem inferior à ideal. “Para sermos autossuficientes, seria necessária uma quantidade até quatro vezes maior”, enfatiza.

Como funciona a doação

Doar é simples. Toda mulher que esteja amamentando seu filho exclusivamente com leite materno e que ainda assim apresente sobra do alimento pode ser doadora. As voluntárias precisam estar saudáveis e não fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

Normalmente, os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio. Também orientam sobre a melhor forma de ordenha e armazenamento do leite e oferecem um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para garantir a qualidade do alimento doado.

O leite humano doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidade e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados de serem amamentados ao seio materno. Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém nascidos ocorrem mais rapidamente.

Confira a lista completa dos bancos de leite. 

Do Portal do Governo do Estado