Entenda o trabalho dos AMEs, Ambulatórios Médicos de Especialidades

As unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local

ter, 01/10/2013 - 9h54 | Do Portal do Governo

Maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogamento dos hospitais, esse é o objetivo dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local. Hoje já são 50 unidades em funcionamento e, em 2014, a expectativa é chegar em 55 em todo o Estado de São Paulo.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

VEJA TAMBÉM
Conheça o Banco de Leite do Estado, referência no país 

LEIA TAMBÉM
AMEs ampliam atendimento aos sábados a partir desta semana

As AMEs já realizaram mais de 2,5 milhões de exames laboratoriais e três milhões de consultas. Os serviços prestados podem variar de unidade para unidade. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios e o agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria. Para mais informações, acesse.

Por meio dos ambulatórios, atende-se à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Confira algumas especialidades médicas e serviços de apoio:

Especialidades Médicas

Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Fisiatria; Gastroenterologia; Ginecologia/Obstetrícia(alto risco); Hematologia; Infectologia; Mastologia;  Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia;  Reumatologia; Urologia.

 
Serviço de apoio diagnóstico

Audiometria/Imitanciometria; Cistoscopia; Colposcopia; Densitometria;  Eletrocardiograma; Eletroencefalografia; Eletroneuromiografia; Cardiotocografia; Colposcopia; Ecocardiografia/Doppler Vascular/Ultrassonografia; Endoscopias; Espirometria; Mamografia; Nasofibroscopia; Holter/MAPA; Radiologia Simples; Teste Ergométrico;Tomografia; Estudo Urodinâmico, Exames Oftalmológicos.
 
Do Portal do Governo do Estado