Programa SP Amigo do Idoso prioriza atenção à terceira idade

Com centros de convivência e cartão Amigo do Idoso, ações são voltadas a população idosa do Estado

ter, 01/10/2013 - 8h30 | Do Portal do Governo

Garantir uma terceira idade saudável é o objetivo do São Paulo Amigo do Idoso, das Secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte e Turismo. O programa reúne ações de inclusão social, desenvolvimento, atenção à saúde, educação e lazer.     

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Por meio dos 108 Centros Novo Dia e 126 Centros Conviver que serão implantados em todo o Estado, o programa vai beneficiar mais de cinco mil idosos. O Cartão Amigo do Idoso, que aumenta a renda mensal, também é outro destaque do programa.

ASSISTA AO VÍDEO
Centro de Referência do Idoso oferece atividades para a terceira idade

Entenda as principais ações do SP Amigo do Idoso:

Centro “Novo Dia”

Um espaço de acolhimento para idosos semidependentes. A prioridade de atendimento é para os que a família não tem condições de dar atenção e cuidado durante o dia. No fim do dia, o idoso retorna a sua casa.

No centro, o idoso poderá se alimentar gratuitamente, ter atividades de lazer, cultura, sala de convivência com TV e DVD, enfermaria e sala de informática.

Centro “Conviver”

Um local onde o idoso pode conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e garantir um envelhecimento com qualidade, esse é o Centro Conviver.

Com o intuito de promover o amadurecimento de maneira ativa e saudável, o Centro Conviver possui áreas de lazer, como salão de dança, e consultórios odontológicos. Todos os serviços são gratuitos.

Cartão Amigo do Idoso 

O Cartão Amigo do Idoso foi lançado em março de 2013. O benefício oferece uma bolsa mensal de R$ 100,00 e é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.

Para obter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único, mas não pode ser atendido nos programas individuais, tais como Renda Mensal Vitalícia ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Do Portal do Governo do Estado