Conheça alguns dos programas do Governo de prevenção ao uso de drogas e álcool

Ações buscam evitar que jovens e adultos se tornem novas vítimas da dependência química

sex, 20/09/2013 - 15h30 | Do Portal do Governo



O Governo do Estado de São Paulo realiza uma série de ações preventivas contra o consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Veja abaixo alguns dos programas com este propósito que já estão em andamento:

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Lei antiálcool
Em vigor desde novembro de 2011, a lei estadual que proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de idade é cumprida por 99,6% dos estabelecimentos. Desde sua implantação, foram realizadas 460.006 inspeções e 1.481 autuações, com multas de até R$ 96,8 mil, interdições e perdas da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS. A fiscalização é feita por agentes da Lei Antifumo junto com o Procon-SP, mas a população pode denunciar a comercialização ilegal pelo telefone 0800 771 3541.

Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)
Aplicado por policiais militares e professores previamente capacitados, o curso incluiu dez lições quer alertam, de forma leve e divertida, alunos do 5º ao 8º ano com idades entre 10 e 14 anos. A iniciativa também compreende cinco encontros entre pais e professores, que duram de 45 a 60 minutos. Realizada em parceria com a Secretaria de Segurança pública, a ação já formou 6.994.570 milhões de crianças e adolescentes, com apoio de 732 instrutores. Apenas em 2012, o curso educou 579.487 alunos de 5.922 escolas em 456 municípios do Estado.

ASSISTA AO VÍDEO AO LADO SOBRE O PROERD

Prevenção Também se Ensina
Desde 1996, o projeto de conscientização é executado em escolas da rede pública estadual de ensino. A iniciativa busca reduzir o abuso de drogas e de conscientizar os alunos sobre as complicações relacionadas à gravidez na adolescência e às transmissões de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids.

Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e Jovens Brasileiros em Ação (JBA)
Voltado a alunos do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, os projetos orientam os jovens a praticar boas ações, principalmente voltadas à cidadania e a liderança. O JCC conta com 13 policiais militares orientadores atuando em 12 municípios do Estado de São Paulo. Somente em 2012, formou educados 34.400 jovens. Já o JBA, foi um projeto piloto criado pela Polícia Militar de Sorocaba que já mais e 8 mil jovens.

Coordenação de Políticas sobre Drogas
A coordenação organiza encontros, palestras e capacitações junto aos Conselhos Municipais de Drogas e Coalizão Comunitária, que são responsáveis pela execução dos planos de prevenção elaborados durante as reuniões. Além disso, o grupo de responsabilidade da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania elaborou no último ano uma série de 16 folhetos informativos que explicam o que são e como agem todos os tipos de drogas. No conteúdo distribuído há definição, histórico e efeitos das substâncias no cérebro e no corpo.

Do Portal do Governo do Estado